Programa completo do 27º Curtas

19 Junho 2019
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Está fechada a programação para 27ª edição do Curtas. O festival regressará a Vila do Conde com uma selecção de mais de 250 filmes de produção recente que pretendem ser um espaço de descoberta, reencontro e divulgação para novos e consagrados autores.

 Em 2019, o cinema português volta a ocupar a sala e horário nobre do festival. Dezasseis filmes em estreia na competição nacional, cinco filmes que marcaram o panorama do último ano e dezasseis filmes de escola darão um olhar transversal e transgeracional para o cinema que se faz, actualmente, no país. Nas sessões não competitivas haverá ainda espaço para a antestreia dos primeiros episódios da série de Marco Leão e André Santos, Luz Vermelha; a estreia de Mutantes S. 21- 25 anos depois, documentário sobre os históricos Mão Morta, assim como sessões especiais com cinema de Manoel de Oliveira e João César Monteiro. 

Secção maior do festival, a Competição Nacional do Curtas resume a singularidade de uma nova geração de realizadores portugueses, dos nomes que têm sido reconhecidos nos festivais internacionais, Gabriel Abrantes, Diogo Costa Amarante, Diogo Baldaia ou Sofia Bost, até aos novos valores cujos filmes antecipam um futuro que queremos acompanhar, Maureen Fazendeiro, Alex SiqueiraLaura Carreira. E porque o festival se faz também de continuidade, regressam a Vila do Conde este ano: Mariana Gaivão, André Marques, Paulo Furtado e Pedro Neves. A selecção para a Competição Nacional completa-se com os mais recentes trabalhos de Rui Esperança, Vasco Saltão, Miguel Afonso, Francisco Valente e Márcio Laranjeira & Sérgio Brás d'Almeida. Estas sessões vão ser seguidas de uma conversa com os realizadores.

E porque olhar o agora do cinema nacional é também perceber em retrospectiva, passam pelo Curtas uma selecção de filmes que, pela história, prémios ou percurso internacional se destacaram na produção recente do país. Em Julho, vai ser possível ver, em Vila do Conde, as obras mais recentes de Susana de Sousa Dias (Fordlândia Malaise, estreado na Berlinale), Jorge Jácome (Past Perfect, estreado na Berlinale e premiado no IndieLisboa e no Festival de Curtas Metragens de Hamburgo), Catarina Mourão (O mar Enrola na Areia, selecionado para o Visions du Réel, É tudo verdade e Oberhausen), Sílvia das Fadas (A Casa, a Verdadeira e a Seguinte, Ainda Está por Fazer, premiado no IndieLisboa) e Helena Estrela (Bela Mandil, selecionado para a Viennale).

O cinema português vai marcar ainda as sessões especiais e diferentes segmentos programáticos do festival. Já anunciados estavam o foco na obra de Carlos Conceição, as sessões especiais dedicadas ao 50º aniversário da morte de José Régio e o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. A marcar o primeiro fim-de-semana do Curtas, a estreia do documentário que assinala o quarto de século de Mutantes S. 21- 25 anos depois, um dos mais emblemáticos discos dos Mão Morta. A sessão será acompanhada por uma conversa com a banda moderada por Valter Hugo Mãe. Na secção Da Curta à Longa, antestreia dos dois primeiros episódios da primeira série da dupla Marco Leão e André SantosLuz Vermelha, inspirada na história das Mães de Bragança e com interpretações, entre outros, de Margarida Vila-Nova, Afonso Pimentel, Joaquim Monchique e Sara Norte. 

A selecção nacional do Curtas inclui ainda um espaço dedicado ao cinema de escola, Take One!, com uma selecção heterogénea de obras produzidas por alunos portugueses em escolas nacionais e estrangeiras; uma carta branca a João Nicolau inserida nas celebração do seu 20º aniversário da Agência da Curta Metragem; e um espaço dedicado a vídeos de música que demonstram particular relação com a linguagem cinematográfica. Nesta edição, entre outros, concorrem os vídeos musicais de Bruno Ferreira (para Everybody, de Sinkane), de Pedro Maia (para Paplu (Love That Moves The Sun), de Vessel), do trio André Carrilho + Rui Clara Gomes + Mantraste (para Balança, de Throes + The Shine), de Diogo Tudela (para Swisid Mekanize Rejiman, de HHY & The Macumbas) e de Leonor Teles (para Chavitas, dos Sensible Soccers).

O 27º Curtas, que regressa entre 6 e 14 de Julho, integrará ainda uma competição internacional com obras vindas de diferentes hemisférios, uma competição experimental e uma secção infanto-juvenil com cinema e oficinas pensadas para crianças, jovens e famílias. Em foco estarão também as obras de Todd Solondz e Carlos Conceição, assim como o cinema restaurado, naquela que é a nova secção de Cinema Revisitado. Em Vila do Conde será ainda possível ver os filmes-concerto de Thurston Moore, The Heliocentrics e Montanhas Azuis.
A programação completa de sessões, festas e actividades paralelas pode ser consultada no site do evento.

SELECÇÃO COMPETIÇÃO NACIONAL

18, Rui Esperança, Portugal, 2019, DOC, 25'
A Fábrica, Pedro Neves, Portugal, 2019, DOC, 29'
Amor Quântico, Paulo Furtado, Portugal, 2019, FIC, 11'
Ave Rara,Vasco Saltão, Portugal, 2019, FIC, 34'
Cenas de Uma Vida Amorosa, Miguel Afonso, Portugal, 2019, FIC, 13'
Colmeal, Márcio Laranjeira & Sérgio Brás d'Almeida, Portugal, 2019, FIC, 15'
Destiny Deluxe, Diogo Baldaia, Portugal, 2019, FIC, 30'
Dia de Festa, Sofia Bost, Portugal, 2019, FIC, 17'
Les Extraordinaires Mésaventures De La Jeune Fille De Pierre, Gabriel Abrantes, Portugal, 2019, FIC, 20'
Lisboa, 2018, Francisco Valente, Portugal, 2019, FIC, 20'
Não Procures Mais Além, André Marques, Portugal, France, Haiti, 2019, FIC, 25'
O Verde do Jardim, Diogo Costa Amarante, Portugal, 2019, FIC, 27'
Purpleboy, Alex Siqueira, Portugal, França, 2019, ANI, 14'
Red Hill, Laura Carreira, Reino Unido, 2018, FIC, 13'
Ruby, Mariana Gaivão, Portugal, 2019, FIC, 25'
Sol Negro, Maureen Fazendeiro, Portugal, 2019, EXP, 6'

SELECÇÃO PANORAMA PORTUGUÊS

A Casa, a Verdadeira e a Seguinte, Ainda Está por Fazer, Sílvia das Fadas, Portugal/EUA/Áustria, 2018, DOC/EXP, 35'
Bela Mandil, Helena Estrela, Portugal, 2018, FIC, 18'
Fordlândia Malaise, Susana de Sousa Dias, Portugal, 2019, DOC, 40'
O Mar Enrola na Areia, Catarina Mourão, Portugal, 2019, DOC/FIC, 16'
Past Perfect, Jorge Jácome, Portugal, 2019, DOC/FIC/EXP, 23'
SELECÇÃO TAKE ONE! 
A Morte De Léaud, Ricardo Pinto de Magalhães, Portugal, 2019, DOC, 6'
Auspício, Vasco Trabulo Bauerle, Portugal, FIC, 10'
Berço, Inês Luís, Portugal, 2019, FIC, 22'
Corporealitis, Beatriz Bagulho, Reino Unido/Portugal, 2018, ANI, 4'
Direito à Memória, Rúben Sevivas, Portugal, 2019, DOC, 9'
Em Caso de Fogo, Tomás Paula Marques, Portugal, 2019, FIC, 23'
Em Junho, Henrique Brazão, Portugal, 2019 , FIC, 16'
Estas Mãos São Minhas, André Miguel Ferreira, Portugal, 2019, DOC, 9'
Há Alguém na Terra, Francisca Magalhães, Joana Tato Borges & Maria Canela, Portugal, 2019, FIC, 17'
Inside Me, Maria Trigo Teixeira, Alemanha, 2019, ANI/DOC, 5' 
Irene, João Martinho, Portugal, 2018, FIC, 15'
José, João Monteiro, Portugal, 2019, FIC, 14'
Notes on Living, Inês Pedrosa e Melo, USA, 2018, DOC, 5'
Os Monstros só Saem à Noite, João Pedro Ferreira, Portugal, FIC, 14'
The Hood, Patricia Vidal Delgado, EUA/Portugal, 2018, FIC, 10'
Verniz Glaze, Clara Jost, Portugal, 2018, FIC, 14'

 

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Curtinhas traz o Espaço a Vila do Conde

17 Junho 2019
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O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema está de regresso e traz o Curtinhas ao colo. A secção infanto-juvenil e familiar do festival, este ano dedicada ao tema O Espaço, integrará sessões para maiores de 3, 6 e 10 anos, festas e oficinas, assumindo-se como um minifestival onde as crianças poderão aprender a ver e a fazer cinema.

A marcar a programação deste ano, o aguardado quarto filme da série Toy Story, que traz de volta as aventuras de Woody e seus amigos em formato 3D e a sessão especial de acesso livre composta por alguns dos clássicos de animação da Walt Disney. 

Com uma vasta programação de de curtas metragens de animação de produção recente, o Curtinhas 2019 pretende apresentar estéticas e linguagens alternativas ao consumo normal de cinema, alinhadas pelos conteúdos escolares e os interesses das crianças e jovens em cada faixa etária. Em paralelo, o festival terá em funcionamento, no Teatro Municipal de Vila do Conde, um espaço infantil, onde as crianças poderão desenvolvem um conjunto de oficinas relacionadas com as imagens em movimento, assim como outras actividades lúdicas e pedagógicas, acompanhadas por monitores, enquanto os pais assistem às sessões em sala. Agendados este ano estão dois workshops criados em colaboração com o Mundo Científico: Viagem Intergaláctica (Domingo 7 de Julho) e Pequenos Exploradores de Estrelas (Sábado 13 de Julho), assim como uma grande festa de encerramento a ter lugar no último dia do festival. 

Destaque especial no cinema para a sessão única e de acesso livre com alguns dos primeiros clássicos a cores produzidos por Walt Disney. A ter lugar no Sábado, dia 13 de Julho, esta sessão será composta por uma série de obras primas que são hoje em dia consideradas essenciais na história do cinema. Desde a curta Flowers and Trees ao grande sucesso Os Três Porquinhos(primeiro de uma série de filmes de Disney a vencer o Oscar na categoria de melhor animação), passando pela primeira aparição do Pato Donald no cinema com The Wise Little Hen ou o remake do clássico O Patinho Feio de Hans Christian Andersen.

À semelhança do que tem vindo a acontecer nas anteriores edições, o júri da competição do Curtinhas será composto por crianças entre os 8 e os 12 anos, que decidirão, em conjunto, o melhor filme a concurso. Na cerimónia de encerramento, será esse grupo a entregar o Prémio MAR Shopping ao realizador do filme vencedor. As inscrições para o júri do Curtinhas estão ainda abertas e os regulamentos podem ser consultados no site

Em antecipação à 27ª edição do Curtas Vila do Conde, o MAR Shopping recebe a 22 de Junho, o Workshop Faz Pop-Up, das 11h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00, no Piso 0 (corredor de moda infantil). A participação é gratuita e assegurada por ordem de chegada. O workshop destina-se a famílias com crianças entre os 4 e os 10 anos. 

O 27º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 6 e 14 de julho, tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival, incluindo o MAR Shopping, patrocinador exclusivo da secção Curtinhas. Este minifestival surge na sequência do trabalho desenvolvido regularmente pela Curtas Metragens CRL, desde 2005, através de atividades organizadas pela equipa do serviço educativo da Solar - Galeria de Arte Cinemática e do projeto Animar. 

Cinema Revisitado no Curtas

12 Junho 2019
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Não é nova a preocupação do Curtas com o património cinematográfico. Empenhado na missão de valorizar o lugar da curta metragem naquela que é a história do cinema, ao longo das suas 27 edições o festival vila condense tem vindo a contribuir para a criação de uma visão alternativa sobre o espólio de cinema, recuperando para a sua programação obras essenciais da sétima arte. Um compromisso que agora se assume como secção, com o lançamento de um novo espaço programático que promoverá o regresso às salas de filmes raros ou desconhecidos, versões restauradas, cinema sobre cinema e ensaios visuais. No seu primeiro ano, a secção Cinema Revisitado inclui obras não mostradas de António Reis, um ciclo que assinala os 50 anos da morte de José Régio e uma sessão especial com os primeiros grandes filmes de animação de Walt Disney.

Cineasta, poeta e professor, António Reis é um dos nomes inultrapassáveis da história do cinema nacional. Sozinho, ou ao lado de Margarida Cordeiro, contribuiu de forma absolutamente singular para aquilo que entendemos hoje como cinema português. A sua obra, particularmente comprometida com o registo da vida rural e a etnografia de um país a braços com a ditadura, levanta o véu sobre discussões em torno da memória, temporalidade e território, tendo influenciado várias gerações de cineastas que o sucederam. O Curtas mostrará, pela primeira vez, "Do Céu ao Rio", numa sessão que incluirá ainda diversos filmes de Sergei Parajanov. Considerado um dos grandes mestres do cinema do século XX, Parajanov é dono de uma obra com particular veio poético, tendo sido um dos principais responsáveis por desviar o curso da história do cinema do leste europeu, rompendo com a estética realista imposta pelo regime da ex-União Soviética. Em Vila do Conde será possível ver "Hakob Hovnatanyan", "Kiev Frescoes" e "Arabesques on the Pirosmani Theme".

 
Parece ser inegável que o encontro entre José Régio e Manoel de Oliveira foi um momento decisivo para a vida artística de ambos. Se o primeiro terá influenciado de forma determinante aquele que é o universo de referências literárias do segundo, será sobretudo através do cinema de Oliveira que se encontra, hoje, a porta de entrada para a literatura de Régio. No ano em que se assinalam os 50 anos sobre a sua morte, o Curtas recupera em Vila do Conde, terra onde morou toda a sua vida, os filmes que ligam o escritor e o cineasta. 

 
Será uma sessão única e de acesso livre aquela que mostrará alguns dos primeiros clássicos a cores produzidos por Walt Disney. Uma série de obras primas, hoje em dia consideradas essenciais na história do cinema, que são um testemunho da forma como a visão do americano viria a marcar a indústria do entretenimento à escala mundial. Da curta Flowers and Trees, ao grande sucesso "Os Três Porquinhos" (o primeiro de uma série de filmes de Disney a vencer o Óscar na categoria de melhor animação), passando pela primeira aparição do Pato Donald no cinema com "The Wise Little Hen" ou o remake do clássico "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen. Entretenimento também na apresentação da cópia restaurada para 4K de "Rambo: First Blood". Apresentado na selecção de Cannes deste ano, o filme, o primeiro da saga protagonizada por Sylvester Stallone, foi restaurado a partir dos negativos originais, respeitando as escolhas artísticas da produção original. 

 
Entre a recta final de 60 e inícios da década de 70, Joe Dante e Jon Davidson percorriam o circuito universitário com apresentações daquilo a que chamaram The Movie Orgy: sessões de cinema de fluxo livre, onde se remisturavam filmes de série B, trailers, desenhos animados, publicidades e filmes bizarros, institucionais ou educativos.Neste objecto cinematográfico mutante nunca havia duas projecções semelhantes, já que Dante e Davidson modificavam a montagem constantemente. Será esta a proposta de "The Movie Orgy − Ultimate Version", uma sessão de carácter descontraído com uma selecção de duas horas e meia de material audiovisual, acompanhada por uma festa com a presença de vários DJs. 
A nova secção do festival integrará ainda a projecção de Sophia de Mello Breyner Andresen, de João César Monteiro, assinalando o centenário do nascimento da autora e o filme-concerto "The Cabinet of Dr. Caligari", de Robert Wiene, musicado ao vivo pela violoncelista Marta Navarro e o compositor e artista sonoro Tiago Cutileiro.

 
O 27º Curtas Vila do Conde, que decorre entre 6 e 14 de julho, tem o apoio do programa MEDIA/Europa Criativa, da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

 
​PROGRAMA CINEMA REVISITADO
 
Arabesques on the Pirosmani Theme, Sergei Parajanov, Arménia, 1985, 25'
Do Céu ao Rio, António Reis, César Guerra Leal, Portugal, DOC, 1964
Hakob Hovnatanyan, Sergei Parajanov, Arménia, DOC, 1967, 10'
Kiev Frescoes, Sergei Parajanov, Arménia, 1966, 15'
Rambo: First Blood, Ted Kotcheff, USA, FIC, 1982, 97'
Sophia de Mello Breyner Andresen, João César Monteiro, Portugal, DOC, 1969, 19'
The Cabinet of Dr. Caligari, Robert Wiene, Alemanha, 1919, FIC, 55' (filme-concerto)
The Movie Orgy − Ultimate Version, Joe Dante, USA, DOC, 1968, 280'

 
Sessão José Régio
 
A Glória de Fazer Cinema em Portugal, Manuel Mozos, Portugal, FIC, 2015, 15'
As Pinturas do meu Irmão Júlio, Manoel de Oliveira, Portugal, DOC, 1965, 15'
Douro Faina Fluvial, Manoel de Oliveira, Portugal, DOC, 1931, 20'
O Poeta Doido, o Vitral e a Santa Morta, Manoel de Oliveira, Portugal, DOC, 2008, 7'
Romance de Vila do Conde, Manoel de Oliveira, Portugal, DOC, 2008, 6'

 
Sessão Disney Technicolor
 
Flowers and Trees, Burt Gillett, USA, ANI, 1932, 8'
The Goddess of Spring, Wilfred Jackson, USA, ANI, 1934, 10'
The Golden Touch, Walt Disney, USA, ANI, 1935, 10'
The Old Mill, Wilfred Jackson, USA, ANI, 1937, 9'
The Tortoise and the Hare, Wilfred Jackson, USA, ANI, 1935, 9'
The Ugly Duckling, Jack Cutting, Clyde Geronimi, USA, ANI, 1939, 9'
The Wise Little Hen, Wilfred Jackson, USA, ANI, 1934, 8'
Three Little Pigs, Burt Gillett, USA, ANI, 1933, 9'

Festa de Apresentação do Curtas Vila do Conde

5 Junho 2019
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Em noite de apresentação do 27º Curtas de Vila do Conde, no dia 22 de junho, DJ Amir regressa ao Pérola Negra, onde será novamente acompanhado pelo Pedro Tenreiro.  E claro,  para a festa ser uma pérola, não pode faltar o Curtas Vila do Conde Soundsystem para dar o arranque ao início da celebração.

Reencontro de dois diggers ávidos e divulgadores compulsivos da história da música negra, em tempos separados por um oceano.
Dj Amir, que recentemente trocou Brooklyn por Berlim, é metade da dupla Kon + Amir, responsável por desvendar tantos tesouros nas obrigatórias recolhas Off Track, foi colaborador da saudosa Waxpoetics, fundador da 180 Proof Records, através da qual recupera enormes raridades e arquivista maior da BBE.
Pedro Tenreiro foi um pioneiro dos edits entre nós quando, há mais de 20 anos, se dedicou à exploração do mais refundido Disco com Dancin' Days e, desde aí, alimenta pistas de dança com Rhythm & Blues, Boogaloo, Soul, Funk e Boogie obscuro e escolhido a dedo, para além de ser presença diária na Antena 3, com o seu Poder Soul.
Juntos preparam-se para nos dar uma noite daquelas que se levam para casa e que ficam coladas ao corpo e à memória, à custa dos ritmos contagiantes e das melodias inesquecíveis de todas as coisas Disco, sejam raras e obscuras, sejam clássicas e nostálgicas.
Um pré São João à moda do Curtas Vila do Conde com os melhores diggers da actualidade, e uma boa dose de música pela dupla Miguel Dias e Sérgio Gomes que são os Vila do Conde Soundsytem. Tudo isto, no Pérola Negra a partir das 00h. 

Evento aqui 

27º Curtas: Competição Internacional e Experimental

4 Junho 2019
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Os acontecimentos recentes têm-nos mostrado a importância de voltarmos a olhar a história. Reescrever acontecimentos, redescobrir os arquivos da memória, reclamar heranças e redesenhar velhas simbologias são estes os desafios propostos pelas 56 curtas que integram as competições internacional e experimental do 27º Curtas. Vozes singulares, a trabalharem nas fronteiras entre géneros, fora e dentro das suas próprias heranças culturais, que nos mostram os caminhos de conexão entre as experiências pessoais e o comum, o ontem e o hoje, o agora e o amanhã.

Nascido em Dallas em 1950, Billy Woodberry é dos fundadores do movimento L.A. Rebellion, um colectivo de cineastas Afro-Americanos por um cinema negro nos Estados Unidos. Durante o trabalho de pesquisa para a sua mais recente longa, dedicada ao poeta-activista Angolano Mário Pinto de Andrade, cruzou-se com o arquivo fotográfico que retrata os efeitos da campanha de pacificação levada a cabo pelo exército Português sobre o povo Cuamato, após as conferências de Berlim de 1885. Daí nasce este "A Story from Africa", um retrato da bravura e da resistência de um povo até à sua queda. Ainda nos território da herança negra, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, dupla que esteve este ano em foco na Bienal de Veneza, voltam a questionar a forma como tradições culturais, outrora símbolo de resistência, têm sido apropriadas pela indústria do entretenimento e turismo. Em "R.I.S.E", obra premiada em Berlim, ocupam uma das mais recentes linhas de metro de Toronto com o trabalho de jovens rappers e poetas marginalizados, num filme que é discurso comum entre a periferia e o centro, o tradicional e o contemporâneo, a identidade individual e o grupo. E se de cruzamentos falamos aqui, paremos em "Vever (for Barbara)", de Deborah Stratman. Um ensaio poético que conecta três gerações de realizadoras que, em separado e em conjunto, assumiram diversos desafios e, com isso, se expuseram à reinterpretação dos seus próprios processos cinematográficos. 
Radu Jude é um dos mais reputados cineastas romenos da actualidade. Presença obrigatória nos festivais nacionais há já uns anos, tem vindo, entre longas e curtas, a dar novas dimensões a eventos históricos do último século da Europa. Em "The Marshal’s Two Executions" abre a tela a duas visões distintas sobre a execução do general Ion Antonescu, o líder romeno durante a segunda guerra mundial. É o mesmo olhar cirúrgico que encontramos em Gürcan Keltek. Trabalhando no ponto de encontro entre o documentário e a ficção, conta histórias sobre os conflitos, lutas e marginalizações que se escondem na história turca. Em "Gulyabani", curta com que se apresenta em Vila do Conde, leva-nos pelos diários e memórias de Fethiye Sessiz, uma vidente residente em İzmir, vítima de abuso, rapto e tortura. No lado oposto das forças, Benjamin Crotty, realizador e artista visual que colabora frequentemente com Gabriel Abrantes, filma Le Discours D’acceptation Glorieux De Nicolas Chauvin. Um filme que nos coloca frente-a-frente com um veterano de guerra que, durante a cerimónia de entrega de um prémio de carreira, redescobre a sua própria história de vida. 
Regresso de Ludovic Houplain, que já havia passado pelo Curtas com Logorama, filme galardoado com um Óscar. Como condutor do seu novo filme, "My Generation", terá, muito certamente, olhado pelo seu próprio espelho retrovisor. O filme mostra a sua visão apocalíptica do mundo contemporâneo, onde um veículo em marcha atrás nos leva por todas as pragas dos tempos modernos: da arte à big data, do desporto à religião, do sexo à política e à finança. Jogo inverso em "It has to be lived once and dreamed twice" de Rainer Kohlberger. Após a sexta grande extinção em massa, a humanidade desapareceu da Terra, mas há uma nova vida a despertar e tenta entender o que a rodeia e, eis que então descobre a história cinematográfica da humanidade. Do futuro novamente para o agora, com "Suspended Island", de Jane Wilson e Louise Wilson, uma instalação visual que questiona o lugar da Inglaterra pós-Brexit, e Shatki, de Martín Rejtman, a trazer um novo ponto de entrada para o microcosmo da sociedade argentina, através das desventuras amorosas de Federico. 
A 27 edição do Curtas de Vila do Conde integrará ainda estreias nacionais para trabalhos recentes de Ken Jacobs ("The Whole Shebang"), James Franco e Pedro Gómez Millán ("Birth of a Poet"), Chema García Ibarra e Ion de Sosa ("Leyenda dorada"), Kevin Jerome Everson ("Polly One"), Stéphane Aubier e Vincent Patar ("Panique au Village - La foire Agricole"), Franck Dion ("Per Aspera Ad Astra"), Ben Rivers ("Trees Down Here"), Bill Morrison ("Cinematograph") e Brandon Cronenberg ("Please Speak Continuously and Describe Your Experiences as They Come to You").
O 27º Curtas Vila do Conde, que decorre entre 6 e 14 de Julho, tem o apoio do programa MEDIA/Europa Criativa, da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.
 
SELECÇÃO COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
 
A Letter To Home, Mukul Haloi, Índia, FIC, 2018, 25'    
A Story from Africa, Billy Woodberry, Portugal/ EUA, DOC, 2018, 32'
America, Garrett Bradley, EUA, DOC, 2019, 27'    
Bicicletas, Cecilia Kang, Argentina, FIC, 2018, 27'
Birth of a Poet, James Franco, Pedro Gómez Millán, Zachary Kerschberg, EUA, FIC, 2019, 14'
Blessed Land, Phạm Ngọc Lân, Vietname, FIC., 2019, 18'
Cadoul de Craciun, Bogdan Muresanu, Roménia, FIC, 2018, , 20'
Demonic, Pia Borg, Austrália, DOC, 2019, 28'
Deux Sœurs Qui Ne Sont Pas Sœurs, Beatrice Gibson, Reino Unido/Alemanha/Canadá/França, DOC/EXP, 2019, 22'
Dreamland, Raphaël Matthieu, França, FIC, 2019, 14'
Everything You Wanted To Know About Sudden Birth* (*But Were Afraid To Ask), Scott Calonico, Reino Unido/Alemanha/EUA, FIC, 2018, 11'
Gulyabani, Gürcan Keltek, Holanda/Turquia, FIC/EXP, 2018, 35'
In Between, Samir Karahoda, Kosovo, DOC, 2019, 14'
L'Autre sur ma tête, Julie Colly, França, FIC, 2018, 9'
L’été Et Tout Le Reste, Sven Bresser, Holanda, FIC, 2018, 18'
Le Cortège, Pascal Blanchet, Rodolphe Saint-Gelais, Canadá, ANI, 2019, 8'
Le Discours D’acceptation Glorieux De Nicolas Chauvin, Benjamin Crotty, França, FIC, 2018, 26'
Levittown, Nelson Bourrec Carter, França/EUA, FIC, 2018, 13'
Leyenda dorada, Chema García Ibarra, Ion de Sosa, Espanha, FIC, 2019, 11'
Los Que Desean, Elena López Riera, Suíça/Espanha, DOC/FIC, 2018, 24'
Movements, Dahee Jeong, Dahee Jeong, Coreia do Sul, ANI, 2019, 10'
My Generation, Ludovic Houplain, França, 2018, ANI, 8'
Olla, Ariane Labed, França, Reino Unido, FIC, 2019, 27'   
Panique au Village - La foire Agricole, Stéphane Aubier, Vincent Patar, Bélgica/França, ANI, 2019, 26'
Per Aspera Ad Astra, Franck Dion, França, ANI, 2019, 11'
Piece Of Meat, Huang Junxiang, Jerrold Chong , Singapura, ANI, 2019, 12'
Plaisir Fantôme, Morgan Simon, França, FIC, 2019, 15'57''
Please Speak Continuously and Describe Your Experiences as They Come to You, Brandon Cronenberg, Canadá, FIC, 2019, 9'
Psychic, Tova Mozard, Suécia, DOC, 2019, 17'
R.I.S.E., Bárbara Wagner, Benjamin de Burca, Canadá/Brasil, DOC, 2018, 25'
Shakti, Martín Rejtman, Argentina, Chile, FIC, 2019, 19'
Soy Una Tumba, Khris Cembe, Espanha, França, ANI, 2018, 12'
The Culture, Ernst De Geer, Noruega, Suécia, FIC, 2018, 25'
The Marshal’s Two Executions, Radu Jude, Roménia, FIC, 2018, 10'
The Six, Xu An, Xi Chen, China, ANI, 2019, 5'

SELECÇÃO COMPETIÇÃO EXPERIMENTAL
 
A Return, James Edmonds, Alemanha, EXP, 2018, 6'
Ada Kaleh, Helena Wittmann, Alemanha, DOC, 2018, 14'
Altiplano, Malena Szlam, Chile/Argentina/Canadá, EXP, 2018, 16'
Ambulatório Através da Poesia de Augusto Dos Anjos e António Nobre, Pedro Bastos, Portugal, EXP, 2019, 30'
Cavalcade, Johann Lurf, Áustria, EXP, 2019, 4'
Cinematograph, Bill Morrison, EUA, EXP, 2018, 3'
Darwin Darwah, Arash Nassiri, França, DOC/EXP, 2019, 16'
El Laberinto, Laura Huertas Millán, França, Colômbia, EXP, 2018, 21'
It has to be lived once and dreamed twice, Rainer Kohlberger, Alemanha/Áustria, EXP, 2019, 28'
Pattern Cognition, Thorsten Fleisch, Alemanha, ANI, 2019, 7'
Polly One, Kevin Jerome Everson, EUA, EXP, 2018, 6'
Suspended Island, Jane Wilson, Louise Wilson, Reino Unido, EXP, 2018, 16'
The Air Of The Earth In Your Lungs, Ross Meckfessel, EUA/Japão, EXP, 2018, 11'
The Evil Eye, Clément Cogitore, França, DOC/EXP, 2018, 15'
The Loom, Toby Tatum, Reino Unido, EXP, 2018, 8
The Whole Shebang, Ken Jacobs, EUA, EXP., 2019, 5'
Transformation Scenario, Clemens von Wedemeyer, Alemanha, EXP, 2018, 20'
Trees Down Here, Ben Rivers, Reino Unido/EUA/Hong Kong, EXP, 2018, 14'
Umbra, Florian Fischer & Johannes Krell, Alemanha, EXP, 201, 20'
Vever (for Barbara), Deborah Stratman, EUA, DOC/EXP, 2019, 12'

Carlos Conceição segundo realizador em foco do Curtas

28 Maio 2019
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Comecemos por Sepentário, a primeira longa metragem de Carlos Conceição estreada, este ano, em Berlim e que se apresenta pela primeira vez nas salas portuguesas no festival vilacondense. O filme, interpretado por João Arrais (Soldado Milhões,Coelho Mau), acompanha a viagem de um cineasta na busca pela alma da mãe numa África pós-apocalíptica. Uma reflexão emocional sobre a memória, que joga com a biografia do realizador – nasceu e viveu em África até aos 21 anos, e a história da própria terra. Um filme-catástrofe, onde se exploram sentimentos de pertença e se olha uma Angola saída da guerra, à descoberta de si mesma e das referências apagadas pela história recente.

Apontado como um dos mais interessantes jovens realizadores europeus, Carlos Conceição explora nos seus filmes um estilo elegante, romântico, barroco e subversivo. Foi assim com Versailles apresentado na competição de Locarno em 2013, que, em Vila do Conde, será mostrada uma versão inédita remontada. Voltou a sê-lo em Coelho Mau, uma coprodução luso-francesa que aborda as relações entre dois irmãos (João Arrais e Júlia Palha), uma mãe ausente (Carla Maciel) e o seu amante (Matthieu Charneau), estreada mundialmente na semana da crítica de Cannes. A retrospectiva no festival integrará ainda O Inferno, um olhar para o interior de uma casa contemporânea que testa, de forma desempoeirada, os limites da percepção e a capacidade de choque do espectador. 

A programação para este foco encerra-se com uma carta branca, onde o realizador escolhe filmes que dialogam com o seu percurso e a sua obra: da referência incontornável a Pasolini e Carl Dreyer, de quem se mostrará La Sequenza Dei Fiore di Carta e Thorvaldsen, respectivamente, até Le Musée de Walerian Borowczyk, cujo trabalho, recentemente restaurado, está a ser redescoberto pela comunidade cinéfila mundial, passando pela curta que inaugurou a colaboração entre Scott Walker e os percursores do drone metal Sunn o))). 

O realizador marcará presença no festival para apresentar os filmes e participar numa conversa com João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues. 

O 27º Curtas Vila do Conde, que decorre entre 6 e 14 de julho, tem o apoio do programa MEDIA/Europa Criativa, da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

PROGRAMAÇÃO

Coelho Mau, Carlos Conceição, Portugal, França, 2017, fic., 30'
O Inferno, Carlos Conceição, Portugal, 2011, fic., 20'50''
Serpentário, Carlos Conceição, Portugal, Angola, 2019, doc./fic.,75'
Versailles (versão inédita remontada), Carlos Conceição, Portugal, fic., 2019, 18'

PROGRAMAÇÃO CARTA BRANCA
 
Werner Herzog Eats His Shoe, Les Blank, 1980, 22’
Moving Stories, Nicolas Provost, Belgium, 2011, 7’
Le Musée, Walerian Borowczyk, France, 1964, 2’
Interlúdio 1: Real Men Meow (Memory Hole), 2’
Cat Listening To Music, Chris Marker, France, 1990, 3’
Trailer de "Mill Of The Stone Women", 2’
Brando - Scott Walker + Sunn o))), Gisele Vienne, France, 2014, 10’
Andy Warhol Eating a Hamburger (excerto de "66 Scenes From America"), Jørgen Leth, Denmark, 1982, 5’
Thorvaldsen, Carl Dreyer, Denmark, 1949, 10’
Interlúdio 2: "Our World Is Ending" (Memory Hole), 2’
La Sequencia Dei Fiore di Carta (episódio de “Amore e rabbia”), Pier Paolo Pasolini, Italy, 1969, 11’

1  I  2  I  3  I  4  I  5  I  6  I  7  I  8  I  9  I  10  I  11  I  12  I  13  I  14  I  15  I  16  I  17  I  18  I  19  I  20  I  21  I  22  I  23  I  24  I  25  I  26  I  27  I  28  I  29  I  30  I  31  I  32  I  33  I  34  I  35  I  36  I  37  I  38  I  39  I  40  I  41  I  42  I  43  I  44  I  45  I  46  I  47  I  48  I  49  I  50  I  51  I  52  I  53  I  54  I  55  I  56  I  57  I  58  I  59  I  60  I  61  I  62  I  63  I  64  I  65  I  66  I  67  I  68  I  69  I  70  I  71  I  72  I  73  I  74 next→
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