Cine-concerto dos Sensible Soccers no Teatro de Vila do Conde

22 Dezembro 2021
Share on Facebook Share on Twitter

Chama-se “Manoel” e debruça-se sobre duas obras seminais de Manoel de Oliveira. O espetáculo da banda, no Teatro Municipal de Vila do Conde, vai realizar-se no dia 22 de janeiro, pelas 21:30.

A comemorarem uma década de atividade, os Sensible Soccers apresentam um cine-concerto que se debruça sobre “Douro Faina Fluvial” e “O Pintor e a Cidade”, dois filmes de Manoel de Oliveira que, com 25 anos de diferença, partilham a mesma temática central: o Porto.


A banda propõe um encontro entre a sua linguagem musical e o universo único de um dos mais aclamados cineastas portugueses. O espetáculo deu nome e origem ao mais recente álbum de originais dos Sensible Soccers, “Manoel”, e pretende estabelecer pontes entre os três vértices fundamentais que compõem o ideário do projeto - os filmes que lhe servem de pretexto, a música que os unirá, e o Porto que lhes oferece o cenário.


O projeto é também, segundo a banda, o “rescaldo de um Porto contemporâneo a olhar-se ao espelho e a ver a sua infância enquanto cidade, a súmula ou a tradução musical deste choque entre presente e passado; o que pode nascer ao acender a memória, ao materializar a nostalgia, ao questionar a identidade”. 


O projeto conta com a organização da Curtas Metragens C.R.L. e o apoio do Município de Vila do Conde. 


Bilhetes já disponíveis aqui

O Dia Mais Curto 2021

30 Novembro 2021
Share on Facebook Share on Twitter

Pelo nono ano consecutivo, Portugal celebra O Dia Mais Curto com mais de 100 sessões de cinema por todo o país. Nesta edição, que conta com a participação de 30 localidades portuguesas, serão exibidas 37 curtas-metragens, entre os dias 1 e 30 de dezembro.

 

Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte. Este fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo. Como festa que é, queremos chegar a muita gente. Escolas, estabelecimentos prisionais, Metro do Porto, Planetário do Porto ou Museu da Biodiversidade, são alguns dos locais inusitados por onde O Dia Mais Curto vai passar. 

Este ano, a Agência da Curta Metragem apresenta quatro programas distintos para todas as idade e públicos, com uma programação que integra filmes nacionais e internacionais. O programa "Curtas do Mundo" propõe uma viagem por algumas das obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde. "Novas Curtas Portuguesas" é uma oportunidade para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, "Curtinhas para Todos" (M/6) e "Amiguinhos" (M/3), prometem muita animação a par da educação pela imagem.


Além dos programas propostos, terão lugar sessões especiais no Cinema Trindade, Cinema Ideal, e na Cinemateca Portuguesa. No Cinema Trindade, no Porto, será apresentada uma seleção de filmes que explora questões de género e identidade. No Cinema Ideal, decorre uma especial sessão dedicada à obra de João Rosas, com os filmes “Entrecampos”, ”Maria do Mar” e “Catavento”. Na Cinemateca Portuguesa, a programação apresentada será mais transversal, incluindo filmes em torno de um tema: o mar. Estas sessões especiais contarão com a presença dos realizadores.


A agenda da 9ª edição d’O Dia Mais Curto está disponível aqui.  

 

Curtas Vila do Conde: Inscrições abertas!

14 Outubro 2021
Share on Facebook Share on Twitter

Estão abertas as inscrições para o 30º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que terá lugar entre 9 e 17 de julho de 2022.

Aceitam-se novas curtas-metragens produzidas em 2021 ou a produzir em 2022, com duração máxima de 60 minutos (salvo exceções assinaladas), em película (35 ou 16 mm) ou digital (DCP).

As submissões estão disponíveis para várias categorias e nas diversas competições do festival: Competição Internacional, Competição Nacional, Competição Experimental, Curtinhas e Vídeos Musicais. 

Pelo segundo ano, o Curtas Vila do Conde integra o grupo de festivais da OSCAR® Qualifying Film Festival List. O Grande Prémio da Competição Internacional e o Prémio para melhor filme da Competição Nacional são elegíveis para consideração nas categorias de Melhor Curta-Metragem de Animação/Ficção (Live Action) dos OSCAR® Academy Awards®. 

Um dos filmes premiados pelo júri será também o escolhido como candidato para os nomeados aos Prémios do Cinema Europeu, na categoria de curta-metragem, organizados anualmente pela European Film Academy. 

Euro Connection 2022: Inscrições Abertas

1 Setembro 2021
Share on Facebook Share on Twitter

Estão abertas as inscrições de projetos de curtas metragens para a 14.ª edição do Euro Connection, que decorre nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2022 durante o Mercado da Curta-Metragem do Festival de Clermont-Ferrand.

A Euro Connection é uma plataforma que tem como objetivo auxiliar as parcerias entre produtores e distribuidores europeus na produção de curtas metragens. 
Os produtores que desejem apresentar um projeto na Euro Connection devem enviar a sua inscrição via e-mail até 20 de outubro de 2021 para o representante do seu país. Em Portugal, os festivais associados são o IndieLisboa e o Curtas Vila do Conde. 
Todos os projetos devem obedecer aos seguintes requisitos:
- Curta metragem de animação, ficção, documentário criativo, projeto de RV;
- A duração não deve ultrapassar os 30 minutos;
- O projecto deve ter parte do seu financiamento garantido por um terceiro (fonte externa);
- O produtor deve ser aberto à co-produções internacionais (projecto adequado ou destinado à co-produção);
- As rodagens ou a produção não deve começar antes de junho de 2022.

Um júri europeu, composto por 3 profissionais da indústria de diferentes nacionalidades, irá eleger até 13 projectos para irem à final e apresentarem o seu pitching durante o festival. A lista de finalistas será divulgada aos vencedores até ao fim de novembro de 2022. 

Todas as inscrições devem ser enviadas para:
Miguel Dias – mdias@curtas.pt
Miguel Valverde – miguel.valverde@indielisboa.com

Veja aqui o regulamento e o formulário de inscrição.

Best-of Curtas no Cinema ao Ar Livre

23 Agosto 2021
Share on Facebook Share on Twitter

A 28 de agosto, pelas 21:30, será exibida uma sessão de cinema ao ar livre dedicada aos premiados do 29º Curtas Vila do Conde, um sessão chamada "Best of Curtas", no espaço do Cinema ao Ar Livre, no pátio da Solar - Galeria de Arte Cinemática. 

Serão exibidos os seguintes filmes:

Madrugada, Leonor Noivo
Prémio da Competição Nacional
Portugal, 2021, FIC, 28’
Momentos banais do quotidiano dão mote a reflexões sobre o modo de vida nas sociedades contemporâneas, onde as relações humanas, afetivas e sociais se tornaram precárias. Maria, uma mulher de meia idade numa fase de transformação física e emocional, vive uma existência frustrada, transitando de forma monótona entre casa e trabalho. Sentindo-se infeliz, e prenunciando a iminência da morte, Maria sonha em silêncio e isolamento com uma regeneração física e emocional, uma madrugada simbólica que lhe permita um (re)encontro com a (sua) natureza. A sua filha Isabel, que acaba de ser mãe, não sabe como se pode aproximar da mãe sem se afastar do seu mundo. Depois de “Salitre” (2005), “A Cidade e o Sol” (2012, Menção Honrosa do Júri) e “Setembro” (2016), Leonor Noivo está de regresso ao Curtas com mais uma história no feminino sobre os complexos relacionamentos humanos e afetivos.

L' Enfant Salamandre, Théo Dégen
Prémio Melhor Ficção
Bélgica, 2020, FIC, 26’
“Era uma vez, um mundo invisível. Nesse mundo perdido viviam monstros e fantasmas, quimeras e lendas, os sonhadores acordados e os que os põem a dormir.” Era o sítio para onde o “rapaz salamandra” queria ir, para que o seu pai não se esquecesse dele. Florian acreditava que podia comunicar com os mortos através do fogo, com o seu pai. Ele é a criatura mais estranha da aldeia onde vive. Por isso, é perseguido pelos jovens locais, que o maltratam, espancando-o e humilhando-o. De tanto ser julgado como um monstro, acaba por se transformar num e, doravante, terá muitas histórias para contar ao seu pai. “L’Enfant Salamandre” é uma narrativa entre o surreal e o fantástico, que coloca o espectador perante um mundo com diversas camadas, não havendo uma única que seja facilmente identificável como o momento presente, num lugar qualquer que possa ser também nosso.

O Lobo Solitário, Filipe Melo
Prémio Público da Competição Nacional Portugal, 2021, FIC , 22’ Numa noite como outra qualquer, Vítor Lobo, o “lobo solitário“, entra na Viva FM, uma estação de rádio “com gente dentro” (como reza o lema), onde conduz o seu programa de conversas noturnas con os ouvintes, uns regulares, outros estreantes. O tema do programa para essa noite era emoções, mas o “lobo solitário“ estaria muito longe de imaginar uma noite tão emocionante como a que o aguardava. Em permanente crescendo, as emoções dessa noite vão-se intensificando numa espiral de suspense e tensão que vai dominando o espectador. O envolvente plano-sequência e os virtuosos Adriano Luz e António Fonseca são as peças-chave neste “thriller“ dramático que vive muito de um campo/ contracampo invisível, que se constrói a partir de palavras ditas e das imagens imaginadas. O filme conta ainda com a participação de The Legendary Tigerman, uma presença regular em Vila do Conde.

Curtas leva filmes premiados a todo o país

26 Julho 2021
Share on Facebook Share on Twitter

A 29ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou no passado dia 25 de julho, com a cerimónia de encerramento e anúncio dos filmes premiados. Este ano, e tal como nos anteriores, o Curtas Vila do Conde volta a percorrer o país com uma seleção de alguns dos melhores filmes desta edição. O “Best of Curtas” exibirá alguns filmes premiados, a sessão “Curtinhas”, dedicada aos mais novos, é composta por pequenos e divertidos filmes pensados para toda a família, e o "My Generation" apresenta filmes que foram escolhidos pelos alunos de escolas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

As extensões do 29º Curtas Vila do Conde arrancam no dia 29 de julho e prolongam-se até novembro, em diferentes cidades de todo o país: Lisboa, Porto, Coimbra, Penafiel, Braga, Odivelas, Madeira, Açores, Viseu e muito mais.

Calendário das Extensões (em atualização):

COIMBRA
Teatro Académico Gil Vicente
29 de julho - Best of Curtas

LISBOA
Cinemateca Portuguesa
6 de agosto - Sessão Especial Premiados Curtas

PENAFIEL
Cinemax Penafiel
14 de agosto - Best of Curtas
15 de agosto - Curtinhas

VISEU
short/age . Shortfilms For a New Age
20 de agosto - Best of Curtas

LEIRIA
Teatro José Lúcio da Silva
12 de setembro - Curtinhas

BRAGA
Braga Media Arts
26 e 27 de setembro - Curtinhas


PORTO
Cinema Estúdio
22 de outubro - Best of Curtas
6 de novembro - Curtinhas e My Generation

AÇORES (Praia da Vitória)
Auditório do Ramo Grande
15 de outubro - Best of Curtas
16 de outubro - Curtinhas
17 de outubro - My Generation

TORRES VEDRAS
Académico Torres Vedras
23 de novembro - Best of Curtas

1  I  2  I  3  I  4  I  5  I  6  I  7  I  8  I  9  I  10  I  11  I  12  I  13  I  14  I  15  I  16  I  17  I  18  I  19  I  20  I  21  I  22  I  23  I  24  I  25  I  26  I  27  I  28  I  29  I  30  I  31  I  32  I  33  I  34  I  35  I  36  I  37  I  38  I  39  I  40  I  41  I  42  I  43  I  44  I  45  I  46  I  47  I  48  I  49  I  50  I  51  I  52  I  53  I  54  I  55  I  56  I  57  I  58  I  59  I  60  I  61  I  62  I  63  I  64  I  65  I  66  I  67  I  68  I  69  I  70  I  71  I  72  I  73  I  74  I  75  I  76  I  77  I  78  I  79  I  80  I  81  I  82  I  83  I  84  I  85  I  86  I  87  I  88 next→
ETIQUETAS