Sobre
O Curtas Pro foi o programa do 32º Curtas Vila do Conde IFF destinado aos profissionais da indústria., que aconteceu de 15 a 17 de julho de 2024. Foram três dias intensos de atividades, ”networking”, cooperação e criação de projetos. O Curtas Pro é também uma oportunidade para estabelecer contactos com outros especialistas do setor, partilhar conhecimentos e procurar potenciais parceiros. O evento proporcionou um ambiente propício à apresentação de projetos, sessões de “pitching” e contatos informais com vista à internacionalização, com o objetivo de impulsionar a coprodução e estabelecer colaborações entre produtores portugueses e internacionais. O Curtas Pro ofereceu também uma visão geral das opções de financiamento acessíveis através do programa Europa Criativa.
Apresentação de Projetos, 2024
Apresentação de Projetos, 2024
First Impressions, 2024
Encontros de coprodução de cinema de animação
Reconhecendo o notável sucesso do cinema de animação português e o aparecimento de talentos reconhecidos internacionalmente nesta área, o Curtas Pro dedicou um espaço à apresentação de novos projectos. O objetivo passou por incentivar novas interações profissionais entre produtores e distribuidores europeus de cinema de animação, de forma a criar possibilidades de coprodução para projetos ainda em fase inicial de desenvolvimento (curtas e longas-metragens), através de encontros e momentos de networking para apresentação de projetos. Através de sessões dedicadas de pitching, realizadores e produtores apresentaram os projetos, seguidos de uma sessão de perguntas e reuniões com outros profissionais.
Uma visão geral sobre as novas oportunidades de financiamento apoiadas pelo programa Europa Criativa, com enfoque nas produções, foi conduzida por Susana Costa Pereira (Creative Europe MEDIA Desk Portugal).
Este programa foi promovido em colaboração com o Centro de Informação Europa Criativa - MEDIA Desk Portugal.
Para esta atividade foram selecionados os seguintes projetos:
· AMARELO BANANA, Alexandre Sousa (Portugal, Hungria)
· LIMBO, Patrícia Figueiredo (Portugal)
· PORTO2000, Matilde Camacho (Portugal)
· SPERANSA, Nuno Beato (Portugal)
· TALVEZ NÃO HAJA NADA AQUI (THERE MIGHT BE NOTHING HERE), Natália Azevedo Andrade (Portugal)
Industry Screenings
As Industry Screenings são sessões privadas de novas curtas-metragens de produção portuguesa que procuram uma estreia mundial ou internacional. É um evento dirigido a todos os programadores e diretores artísticos de festivais, bem como a agentes de vendas, distribuidores e outros profissionais do cinema. O programa foi criado em colaboração com a Agência da Curta Metragem.
Filmes selecionados:
· PEDRA SECA (DRY STONE), Luisa Mello (Portugal)
· JUDITE, OU A PRIMEIRA REVOLTA (JUDITE, OR THE FIRST REBELLION), Pedro Carneiro (Portugal)
· VULTOSOS CUMES (UNDER THE MOUNTAINS' SHADOW), Diogo Salgado (Portugal, França, Bélgica)
· BELI DANI (BRIGHT, SUMMER DAYS), Nevena Desivojević (Sérvia, Macedónia do Norte, Portugal)
· LA DURMIENTE, Maria Inês Gonçalves (Portugal, Espanha)
· ANDAR COM FÉ, Duarte Coimbra (Portugal)
· CLARIDADE (LIGHT IN DARKNESS), Mariana Santana (Portugal)
· PRAIA DE PEDRA (STONE BEACH), Sofia Bost (Portugal)
In Development
Esta atividade envolveu a apresentação de projetos de curtas-metragens de produção portuguesa, ainda na fase inicial de desenvolvimento, nas categorias de ficção, animação, documentário e experimental, para produtores internacionais. O evento, focado em "pitching" e "networking", teve como objetivo promover parcerias entre produtoras portuguesas e estrangeiras em torno desses projetos. Além das sessões de "pitching", foi também uma oportunidade única para produtores e participantes realizarem encontros informais.
O "Prémio Blit – In Development" para o melhor projeto apresentado foi atribuído a "Rezbotanik", do realizador Pedro Gonçalves Ribeiro. O prémio, no valor de 2.000 euros em serviços de pós-produção, foi patrocinado pela Blit.
REZBOTANIK
Pedro Gonçalves Ribeiro
Portugal, Espanha
DOC, EXP
After heavy nights of partying with drugs and sex, Rezmorah goes to the Botanical Garden of Lisbon to get sober again. The Garden is, above all, a place of study: it catalogs tropical, rare, endangered and worldwide species, no matter how different they may be. And it is among them, on a Sunday morning, that Rezm tells me about their relationship with the night, with that space and with gender, wondering what plants have to teach us about possibilities and ways of seeing and thinking queer life.
Fizeram parte do júri, os seguintes profissionais:
Beli Martínez | Produtora - Filmika Galaika
Brecht Van Elslande | Produtor - Animal Tank
Vincent Förster | Programador - Berlin International Film Festival (Berlinale), Internationale Kurzfilmtage Winterthur, Filmfest Dresden
Em 2024 foram apresentados os seguintes projetos:
· COMO MOVER UMA CASA (HOW TO MOVE A HOUSE), Francisco Borges (Portugal)
· OFÉLIA (OPHELIA), Carlos Lobo (Portugal)
· RUI CARLOS, Margarida Paias (Portugal)
· REZBOTANIK, Pedro Gonçalves Ribeiro (Portugal, Espanha)
· ALGUMAS COISAS QUE ACONTECEM AO LADO DE UM RIO (A FEW THINGS HAPPENING BY A RIVER), Daniel Soares (Portugal, França)
· UM BIGO (LITTLE HOLE), Francisca Alarcão (Portugal, Espanha)
· CABEÇA-DE-MARTELO (HAMERKOPH), André Guiomar (Portugal, Moçambique)
· RIO INFINITO (INFINITY RIVER), Gonçalo Pina (Portugal)
· À MESA (AT THE TABLE), Mariana Bártolo (Portugal)
· MAU OLHADO, Inês Nunes (Portugal, Espanha)
· VARIAÇÕES SOBRE COMO CULTIVAR UMA CIDADE (VARIATIONS ON HOW TO FARM A CITY), Mónica Martins Nunes (Portugal)
Videoteca, 2024
Apresentação de projetos, 2024
Meet the festivals, 2024
First Impressions
O First Impressions decorreu no dia 17 de julho e ofereceu aos jovens realizadores de curtas-metragens uma oportunidade única de apresentarem os seus novos projetos e receberem "feedback" direto de profissionais da indústria especializados em aquisições, vendas e distribuição. Os profissionais analisaram os primeiros minutos dos filmes selecionados, fornecendo informações sobre o seu potencial de distribuição e venda.
O paínel de especialistas e profissionais da indústria desta atividade incluiu a participação de:
Jing Haase | Responsável pelas Curtas-Metragens e Documentários - Swedish Film Institute
João Vintém | Consultor Editorial - Filmin
Yaoting Zhang | Produtor e Diretor de Aquisições - Rediance
Projetos selecionados:
· CONSOLAÇÃO (CONSOLATION), Marianne Harlé (Portugal)
· MARIA HENRIQUETA ESTEVE AQUI (MARIA HENRIQUETA WAS HERE), Nuno Pimentel (Portugal)
· THE HUNT, Diogo Costa (Portugal, Espanha, Japão, Países Baixos)
· SERES VIVOS (LIVING THINGS), Margarida Pinto da Fonseca (Portugal)
· MNEMA, Carolina Bonzinho, Inês Costa (Portugal)
Meet the festivals
Esta é uma oportunidade para realizadores, produtores, distribuidores, escolas de cinema, entre outros, se encontrarem com vários programadores dos mais importantes festivais internacionais do mundo onde existem competições de curtas-metragens. Estes festivais incluem Cannes, Veneza, Locarno, Clermont-Ferrand, Berlim, Roterdão, entre outros. O objetivo deste encontro é aprofundar o conhecimento das especificidades de cada evento e promover os filmes no circuito internacional. Em 2024, o Meet the Festivals decorreu no dia 17 de julho, no Hotel Brazão, e contou com a presença de 41 participantes.
Apoios
O Curtas Pro teve o apoio do Instituto Francês - Programa Mais França, do Media Desk Portugal, da Portugal Film Comission e da Agência da Curta Metragem.
Festival
Contactos
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110
4480-718 Vila do Conde
Portugal
T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: info@curtas.pt
© 2024 Curtas Metragens, CRL
Subscrever Newsletter