Animar
O Dia Mais Curto
Loja das Curtas
Solar
Agência

Curtas 2025

Júri

Competição Internacional / Nacional

Short Title

Maureen Fazendeiro


Maureen Fazendeiro (1989, Créteil, France) é realizadora e argumentista. Os seus filmes “Motu Maeva” (FID 2014), “Sol Negro” (TIFF 2019) e “Les Habitants” (Cinéma du Réel 2025) foram mostrados em festivais internacionais, cinematecas, museus e exposições. Nos últimos anos tem dividido o tempo entre projetos individuais e colaborações com Miguel Gomes, com quem co-realizou “Diários de Otsoga” (Quinzena dos Cineastas, Cannes 2021). Assina a direção de casting e o argumento de “Grand Tour” (Competição Oficial Cannes 2024). Vive e trabalha em Lisboa.



Anne Gaschütz


Anne Gaschütz estudou Cinema no País de Gales e passou por todas as fases da produção cinematográfica na produtora filoufilm. Desde então, trabalhou como assistente de produção e directora de produção em várias curtas-metragens. Desde 2013, integra o Comité de Selecção Internacional do FILMFEST DRESDEN – Festival Internacional de Curtas-Metragens, do qual é directora desde 2024. Em 2021, passou a integrar o comité de selecção Pardi di domani do Festival de Cinema de Locarno. É também co-fundadora da Talking Shorts e membro da Academia Europeia de Cinema.


João Rosas


João Rosas é autor de três livros de contos e dos filmes “A Minha Mãe é Pianista” (2005), “Birth of a City” (2009), “Entrecampos" (2012), “Maria do Mar" (2015), estreado em Locarno e premiado no Curtas 2015, bem como em Espanha e Brasil, e “Catavento” (2020), Melhor Curta no BAFICI 2021 e Menção Especial do Júri no 18º Festival de Brive. O documentário "A Morte de uma Cidade" (2022), ganhou o Prémio DocAlliance para melhor longa-metragem. "A Vida Luminosa" é o seu último filme.

Emily Wright


Emily Wright


Emily Wright é curadora de cinema e profissional de comunicação social, atualmente a trabalhar como gestora sénior global de programação da MUBI, onde faz curadoria e licencia títulos globalmente para a plataforma de streaming. Antes da MUBI, foi programadora de cinema no Porto/Post/Doc, consultora de programação no Open City Documentary Festival, e curadora de temporadas na Cinemateca de Bogotá e na Close-Up London. Paralelamente ao trabalho em festivais, tem trabalhado como produtora e consultora criativa em curtas-metragens documentais para órgãos de comunicação internacionais, como a Time Magazine, The Atlantic, The Guardian e The New Yorker.

Competição Experimental

Short Title

Tânia Dinis


Tânia Dinis (1983), Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP (2015), é artista e realizadora, com percurso na área do cinema experimental e documental, cruzando imagem de arquivo, memória familiar e práticas performativas e estética relacional. Tem desenvolvido um trabalho cinematográfico premiado nacional e internacionalmente, destacando-se os filmes "Tão pequeninas, tinham o ar de serem já crescidas", "Laura" e "Não são favas, são feijocas". Desenvolve também projetos de criação artística com forte componente de investigação, integrou diversas exposições coletivas e está representada na coleção de arte contemporânea do Município do Porto e na Harvard University Library.

João Terras


João Terras é curador e diretor artístico interino do CIAJG e das Artes Visuais d’A Oficina, no Palácio Vila Flor, Guimarães, desde 2024. Foi coordenador de projetos do Art Center da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e diretor de produção da representação portuguesa na 18.ª Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, com o projeto "Fertile Futures". De 2017 a 2022 foi curador adjunto do Espaço MIRA no Porto. Destacam-se as colaborações com artistas como André Príncipe, Artur Barrio, Ana Vaz, Carla Filipe, Domenico Lancellotti, entre outros.

Billy Woodberry


Billy Woodberry é um realizador norte-americano, conhecido por ser uma das figuras centrais do movimento cinematográfico L.A. Rebellion. Estreou-se com o filme “Bless Their Little Hearts” (1984), obra pioneira e fundamental de L.A. Rebellion, amplamente aclamada pela crítica e continua ativo na promoção de narrativas alternativos dentro do cinema independente. Em 1989, Woodberry começou a leccionar no Instituto de Artes da Califórnia. A sua obra foi exibida em instituições como MoMA, Tate Modern e Centre Pompidou e nos festivais de cinema de Cannes, Berlim, Roterdão, entre outros.

Competição Take One!

Short Title

Rita Capucho


Rita Capucho é uma das fundadoras e co-diretora do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema, programadora das Femme Sessions e do Shortcutz Aveiro. Trabalha como produtora, curadora e formadora em diversos contextos culturais. É fundadora e membro da direção da MUTIM – Associação das Mulheres Trabalhadoras da Imagem em Movimento. Desde 2004, integra o Grupo Poético de Aveiro, sendo atualmente presidente da direção. É também uma das organizadoras do Poetry Slam Aveiro e coordenadora da Plataforma Portugal Slam.

Leo Černic


Leo Černic é um autor ítalo-esloveno de curtas-metragens de animação, apaixonado por cinema independente. Licenciou-se em Realização de Cinema e Televisão na Academia de Teatro, Rádio, Cinema e Televisão em Liubliana (Eslovénia) e prosseguiu os seus estudos em animação no Centro Experimental de Cinematografia em Turim (Itália). O seu filme de final de curso, “Pentola”, recebeu vários prémios internacionais e foi exibido em festivais como Annecy, Clermont-Ferrand, Animafest Zagreb, IndieLisboa, entre muitos outros.

Diogo Salgado


Diogo Salgado é realizador e produtor. “Noite Turva”, a sua curta-metragem estreada em 2020, foi selecionada para o Festival de Cannes e recebeu o prémio de Melhor Filme na Competição Nacional do Festival Curtas Vila do Conde. Em 2025, apresentou “Vultosos Cumes” no Festival de Roterdão. Em 2023, fundou a Bravado Filmes, produtora focada no desenvolvimento de curtas-metragens de jovens realizadores portugueses.

Competição de Vídeos Musicais

Short Title

emmy Curl


Catarina Miranda Trindade é uma das primeiras produtoras musicais femininas portuguesas. Multi-instrumentista, compositora, produtora e realizadora, lançou aos 15 anos o álbum “Ether”. Aos 18 tocou em grandes palcos como o Sudoeste e abriu para os Eels no Coliseu de Lisboa. Depois do álbum “Navia” (2015), participou no Festival da Canção 2018, ficando em 2.º lugar. Em 2020 lançou “ØPorto” e em 2024 “Pastoral”, aclamado pela crítica.

André Tentugal


André Tentugal nasceu no Porto em 1982. A par da sua carreira como mentor do projecto musical We Trust, realizou uma série de vídeos musicais para grupos nacionais – Old Jerusalem, Norberto Lobo, X-Wife, Mind da Gap, Moonspell, Sizo, Foge Foge Bandido, Ornatos Violeta, Sean Riley & The Slowriders, Rodrigo Leão, entre outros, e internacionais – Kap Bambino, Scout Niblett, Tiny Vipers, Ariel Pink, Divine Comedy, etc. Foi director de fotografia do filme “Land of My Dreams”, de Yann Gonzalez, do projeto “Estaleiro” e estreou-se em 2013 na realização com o filme "De Onde Os Pássaros Vêem a Cidade".

PZ


PZ, diminutivo de Paulo Zé, começou a fazer música aos 16 anos com um computador, um sampler e um ou dois sintetizadores. Com oito discos lançados até à data, PZ compõe, produz e realiza os seus próprios teledisco. Nas incursões pelo mundo das imagens PZ conta também com a colaboração de realizadores como Alexandre Azinheira, Nuno Beato e Filipa Cardoso. Recentemente PZ foi também responsável pela banda sonora da peça de teatro “Could Be Worse: The Musical”, e participou numa série televisiva da RTP Lab, “Menos Um”. Em 2025, lançou o seu mais recente álbum, “Apocalypse Later”.

Curtas Vila do Conde

Festival
Sobre
Curtas Pro

Festival

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2024 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile