Stereo
O programa Stereo é, ano após ano, uma das secções mais aguardadas do festival, graças à promessa sempre renovada de que a união entre cinema e música – explorada ao longo do tempo nas suas múltiplas formas no Curtas – continua a surpreender e a entusiasmar. Seja através da redescoberta de clássicos com novas bandas-sonoras e interpretações ao vivo, de documentários sobre figuras e temas do universo musical, ou de espectáculos audiovisuais inovadores e sensoriais, o Stereo mantém-se como um dos grandes trunfos do festival.
Filmes-concerto
Da edição deste ano destaca-se a performance de Lee Ranaldo (guitarrista, compositor e um dos membros fundadores da icónica banda Sonic Youth), acompanhado pelo percussionista brasileiro Luís Bittencourt, que irá musicar ao vivo uma banda-sonora para o filme “Quick Billy” (1971), do cineasta Bruce Baillie, nome fundamental do cinema independente e avant-garde americano, numa confluência imperdível entre música e cinema experimental. Do mesmo modo, da francesa Felicia Atkinson, artista visual e compositora que tem trabalhado com nomes como Ben Rivers, espera-se uma interpretação surpreendente da banda sonora do filme “Les Yeux Sans Visage” (1960), o clássico intemporal do cinema de terror de Georges Franju. Com enorme expectativa é também aguardado o que o músico, produtor e multi-instrumentista John Carroll Kirby tem preparado para este programa. O americano, sediado em Los Angeles e que tem trabalhado com nomes sonantes como Solange e Eddie Chacon, irá musicar uma obra inédita encomendada para o efeito à artista visual Nika Milano.
12 JUL · 23:00
Teatro Municipal 1
Lee Ranaldo + Luís Bittencourt
"Quick Billy", Bruce Baillie
Lee Ranaldo é músico, artista visual e escritor, mais conhecido como um dos co-fundadores da lendária banda Sonic Youth, que ajudou a moldar o som do rock alternativo a partir da década de 1980. Além da sua produção musical, ele expôs também trabalhos visuais e publicou poesia, diários e escritos sobre música. Nos últimos anos, Lee Ranaldo tem apresentado “Contre Jour” com a sua parceira Leah Singer - espetáculos imersivos de som e luz com guitarras elétricas suspensas e projeções giratórias. A sua peça acústica a solo “In Virus Times” foi lançada pela Mute Records em 2021, e a banda Sonic Youth lançou o álbum ao vivo “Walls Have Ears” no início de 2024.
Ao interpretar ao vivo uma banda-sonora para o filme “Quick Billy” (1971) do cineasta Bruce Baillie, realizador fundamental do cinema independente e avant-garde americano, esta promete um encontro imperdível e imprevisível entre a música experimental de Lee Ranaldo e o cinema experimental de Bruce Baillie.
Este cine-concerto é uma encomenda da Curtas Metragens CRL, VIERNULVIER e Film Fest Gent no âmbito do Curtas Vila do Conde e do Videodroom Festival.
Lee Ranaldo, Foto: Diego Homez
17 JUL · 23:00
Teatro Municipal 1
Felicia Atkinson
"Les Yeux Sans Visage", Georges Franju
Para Félicia Atkinson, as vozes humanas habitam uma ecologia ao lado e dentro de muitas outras coisas que não falam, no sentido convencional: paisagens, imagens, livros, memórias, ideias. A compositora eletroacústica e artista visual francesa cria música que anima essas outras vozes possíveis em conversa com a sua própria, colando gravações de campo, instrumentação midi e trechos de linguagem ensaística em francês e inglês.
"Ver «Les Yeux Sans Visage» - quando era adolescente, nos anos 90 - teve um grande impacto em mim. Não só foi inspirada por uma fantástica canção dos anos 80 de Billy Idol, como é realmente um excelente filme de terror a preto e branco sobre liberdade, empoderamento feminino e imagem". - Félicia Atkinson
Este cine-concerto foi encomendado pela VIERNULVIER & Film Fest Gent no âmbito do Festival Videodroom anual.
Felicia Atkinson, Foto: Eleonore Huisse
18 JUL · 23:00
Teatro Municipal 1
"Traces", Nika Milano
John Carroll Kirby + Rory McCarthu
John Carroll Kirby é um pianista, compositor e produtor sediado em Los Angeles, conhecido pela sua mistura distinta de jazz, new age, soul e música eletrónica. Já colaborou com artistas como Solange, Eddie Chacon, Frank Ocean e Steve Lacy. O seu trabalho com sintetizadores em "Cranes in the Sky", de Solange, e a nomeação para os Grammy de 2024 por "Bad Habit", de Lacy, consolidaram a sua reputação como um talento muito procurado em estúdios de gravação. Kirby lançou oito álbuns a solo, que vão desde a fusão de jazz tropical de "My Garden" ao meditativo "Conflict", o mais orientado para o conjunto "Septet", e o mais eletrónico "Dance Ancestral and Blowout (2023). Ele também compôs para cinema, criando a banda sonora da premiada longa-metragem de animação “Cryptozoo” e da longa-metragem de 2024 “The Luckiest Man in America”.
Nika Milano é uma artista audiovisual nascida na Venezuela e radicada na Cidade do México. A sua prática multidisciplinar abrange fotografia, vídeo experimental, síntese analógica, som e cinema. Influenciada pelo cinema estruturalista e pelos sistemas de feedback, explora a interação entre processos orgânicos e tecnologia.
No concerto do Curtas, Kirby atuará em duo com o teclista irlandês Rory McCarthu, que tem colaborado com nomes como Connan Mockasin, Mac Demarco ou Beck.
Este cine-concerto é uma encomenda da Curtas Metragens CRL, VIERNULVIER e Film Fest Gent no âmbito do Curtas Vila do Conde e do Videodroom Festival.
John Carrok Kirby ® ATC Live
Filmes Musicais
A completar este programa, serão exibidos três longas-metragens: “Ritas”, sobre a cantora Rita Lee, “Monk in Pieces”, sobre a artista e compositora visionária Meredith Monk, e “Köln 75”, que aborda um concerto de Keith Jarrett em 1975, que daria origem a um dos discos de jazz mais vendidos de todos os tempos. Este programa de filmes musicais é da curadoria de "Os Suspeitos":
Um grupo de apaixonados pela música, com carreiras profissionais noutras áreas, criaram em 2018 a cooperativa Mr. November, promotora musical da marca "Os Suspeitos", na organização de concertos.
*A anteceder “Monk in Pieces” e “Ritas” teremos um DJ Set por dois cooperantes da Mr. November, Pedro Ferreira e Miguel Ortigão.
17 JUL · 21:45
Solar – Galeria de Arte Cinemática · Pátio
Monk in Pieces
Com estreia mundial na Berlinale deste ano, “Monk in Pieces” retrata o percurso e a linguagem singular da compositora, performer e artista Meredith Monk. Com depoimentos de David Byrne e Bjork, o filme de Billy Shebar reflete de forma elegante a profunda influência cultural de Monk, alargando os horizontes da expressão artística.
David Roberts, Billy Shebar, EUA, Alemanha, França, 2025, DOC, 94''
Meredith Monk em "Monk in Pieces" (2025)
18 JUL · 21:30
Solar – Galeria de Arte Cinemática · Pátio
Ritas
Documentário narrado pela própria Rita Lee, “Ritas” é um viagem imersiva ao seu mundo, que nos leva da vida pessoal ao processo criativo. Humores, amores e bastidores. O feminismo e as suas batalhas. O carisma da eremita, e as metamorfoses em palco. O filme de Oswaldo Santana revela o lado íntimo da rebelde por trás da rainha do rock brasileiro.
Karen Harley, Oswaldo Santana, Brasil, 2025, DOC, 82'
Rita Lee em "Ritas" (2025)
19 JUL · 20:30
Teatro Municipal 1
"The Koln Concert" é para muitos o melhor álbum gravado ao vivo de sempre. Cinquenta anos depois “Koln 75”, filme de Ido Fluk estreado na Berlinale, revisita a história de Vera Brandes, que ainda adolescente, trouxe Keith Jarret a Colónia. Esta é a história dos obstáculos e dos desafios que teve de ultrapassar. Um piano desafinado. O génio e os caprichos de Keith Jarret. Um concerto icónico que esteve perto de não se realizar. O poder da música e a vertigem idealista da juventude.
Ido Fluk, Alemanha, Polónia, Bélgica, 2025, FIC, 116'
"Köln 75" (2025)
Curtas Vila do Conde
Festival
Contactos
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110
4480-718 Vila do Conde
Portugal
T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: info@curtas.pt
© 2024 Curtas Metragens, CRL
Subscrever Newsletter