Publicado —
O balanço da 33.ª edição do Curtas Vila do Conde
Em 2025, o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema confirmou, uma vez mais, o seu papel de destaque no panorama cultural português e internacional.
Com cerca de 20.000 visitantes ao longo do evento, o festival não só consolidou a sua posição como plataforma essencial para o cinema contemporâneo, como também gerou um impacto social e económico significativo em Vila do Conde e na região Norte de Portugal.
Com uma programação ambiciosa e diversificada, a 33.ª edição exibiu 233 filmes de 55 países, incluindo 45 obras na Competição Internacional e 16 na Competição Nacional. O festival apresentou ainda 82 sessões de cinema, 4 concertos, 2 performances, 3 exposições, 9 conversas, 4 workshops e 9 eventos de indústria — que contaram com 145 profissionais acreditados, de países como França, Espanha, Alemanha, Croácia e Reino Unido.
No total, o evento reuniu 344 profissionais da área do cinema, reforçando o seu papel como ponto de encontro entre criadores, programadores e produtores de diferentes latitudes.
O número de acreditações tem vindo a crescer de forma consistente: 687 em 2025, face às 644 de 2024, 566 em 2023 e 498 em 2022. Este crescimento espelha o crescente interesse de profissionais do setor, críticos, jornalistas e estudantes que, vindos de países como Portugal, França, Alemanha, Estados Unidos da Amércia e Reino Unido, marcam presença no evento ano após ano.
Durante os dias do festival, seis unidades de alojamento registaram taxas de ocupação entre 95% e 100%, comprovando o papel dinamizador do Curtas no turismo local. A restauração também foi um dos setores beneficiados, com 20 restaurantes parceiros envolvidos, a par de dezenas de outras entidades locais. O evento contou com o envolvimento de comerciantes locais como a Farmácia Vital, Marmi Store, Bosque Concept Store e Lanidor Vila do Conde, que participaram na nova edição do Concurso de Montras — Curt'as Montras —, e de empresas de atividades outdoor como Brito Bike Travel e Surf In Surf & SUP, entre muitos outros parceiros de áreas tão diversas como catering, decoração, logística, bebidas, viaturas de serviço e apoio técnico.
Enquanto evento comprometido com a promoção da cultura no contexto educativo, o Curtas reforçou, nesta edição, a sua ligação às instituições de ensino locais, ampliando o número de projetos e atividades desenvolvidos em colaboração com as escolas.
A Escola Superior de Media, Artes e Design do Politécnico do Porto (ESMAD) marcou presença nos espaços do festival com duas exposições: os trabalhos vencedores da MAD Jam (O Maravilhoso Grotesco) e os cartazes do projeto My Generation. Para além desta participação, o Curtas manteve a sua parceria com o My Generation, iniciativa dirigida a jovens adolescentes e concebida em articulação com a Escola Secundária José Régio, a Escola Secundária Eça de Queirós, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches e a Escola Secundária Rocha Peixoto.
Num esforço adicional de formação e partilha de conhecimento técnico, o festival, com o apoio da Pulsar Studio, promoveu um workshop dedicado à pós-produção de som para cinema, que contou com a participação de mais de dez pessoas, abrangendo diferentes faixas etárias. Paralelamente, seis participantes da 7.ª edição do Workshop Europeu de Crítica Cinematográfica — uma iniciativa conjunta da Talking Shorts e da European Network for Film Discourse (The END) — estiveram em Vila do Conde a explorar a crítica de curtas-metragens e a cobertura de festivais em diversos formatos, tanto escritos como audiovisuais. O foco da edição em Vila do Conde esteve nas técnicas de condução e redação de entrevistas, proporcionando aos participantes a oportunidade de interagir diretamente com cineastas presentes no festival.
O Curtas mobilizou diretamente cerca de 120 trabalhadores, incluindo trabalhadores (fixos, part-time e regime temporário) e voluntários, muitos dos quais provenientes de entidades de ensino como a Escola Secundária José Régio e a Escola Superior de Media Artes e Design (IPP).
Além do seu prestígio internacional, o Curtas continua profundamente enraizado na comunidade local. O envolvimento de escolas, autarquias, comerciantes, criadores e cidadãos faz do festival uma referência de colaboração e sustentabilidade cultural.
Com este balanço altamente positivo, o Curtas Vila do Conde reforça-se como um dos mais relevantes festivais de cinema em Portugal e na Europa, e antecipa já a sua 34.ª edição como um novo ponto alto no calendário cultural nacional.
Naturalmente, o festival agradece a todos os seus parceiros e apoiantes:
Câmara Municipal de Vila do Conde, Europa Criativa - Media Desk, Instituto do Cinema Audiovisual, DCN Beers, Fricon, Centro de Arte Oliva, Pulsar Studios, Blit - Digital Studio, Auto Bemguiados, Showreel, Restart, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Sociedade Portuguesa de Autores, Escola das Artes - Universidade Católica do Porto, Ativo Kids, Festhome, Escola Superior de Media Artes e Design (IPP), Canais TV Cine, European Film Awards, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Casa do Xisto, Os Suspeitos, RIFF – Festival Internacional de Cinema de Reykjavik, Vienna Shorts, Videodroom, ESFAA – European Short Film Audience Award, The END – European Network for Film Discourse, Fundação La Caixa, Accíon Cultural Española, Embaixada da Áustria Lisboa, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Skyshowtime, Embaixada da Espanha, Instituto Francês Lisboa, Portugal Film Commission, Agência da Curta Metragem, AICEP, Croatian Audiovisual Center, Midpoint Institute, Turismo de Portugal, Antena 1, Antena 3, Canal 180, Cinemax, RTP2, À Pala de Walsh, Arte Sonora, Blog Ante-Estreias, C7nema, Câmara de Comércio e Hotelaria Luso-Brasileira, Câmara Municipal de Barcelos, Câmara Municipal de Famalicão, Câmara Municipal de Póvoa de Varzim, e-cultura - Centro Nacional de Cultura, Revista Gerador, Cana Q, Central Comics, Central Press, Cinema Sétima Arte, Clube da Criatividade Portugal, Fio Condutor, Rádio Futura, Hoje Vi(vi) Um Filme, Instituto Italiano da Cultura, Rádio Onda Viva, Jornal Vilacondense, Letterboxd, Metro do Porto, Magazine Cinema Metropolis, Magazine Mutante, Primavera Sound, Rádio Linear, Revista Rua, Tunet Rádio, Auditório Municipal de Vila do Conde, B&B Hotels, Hotel Brazão, Sanatana Hotel, Confiauto, Eça Agora! Guest House, Junta de Freguesia de Vila do Conde, The Lince Santa Clara, Mãos Staff, O Pátio Café, Personal Travel, Pés e Cabeceira, Pousada da Juventude, Special Parties, Solar – Galeria de Arte Cinemática, Teatro Municipal de Vila do Conde, Museu da Renda de Bilros, Ach Brito, ACP - Automóvel Club de Portugal, Ach Brito, Brito Bike Travel, CISION, Escola Secundária José Régio, Aqua Service, Festival Scope, i-Colours, Impressiv 3D, Licor 35, Minerva, Cartão Jovem, Biscoitos Paupério, Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Surf & Sup In, Viarco Portugal, Cartão Vila Jovem, Vine Vinu, Pára!Bento Mercearia – Bar de Vinhos
Outras Notícias
Curtas Vila do Conde
Festival
Contactos
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110
4480-718 Vila do Conde
Portugal
T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: info@curtas.pt
© 2024 Curtas Metragens, CRL
Subscrever Newsletter
Back