Agência

Solar

Animar

O Dia Mais Curto

Deborah Stratman é uma das autoras em foco no 31.º Curtas

Publicado —

20
Abril
2023

Deborah Stratman é uma das autoras em foco no 31.º Curtas

O programa dedicado à artista e cineasta Deborah Stratman integra uma seleção de filmes, uma exposição e uma masterclass.



O trabalho da americana Deborah Stratman escapa-se a rótulos fáceis. Cruzando todos os tipos de media – da imagem em movimento à fotografia, da escultura ao desenho ou à instalação – a sua obra pode ser encontrada tanto na seleção oficial dos festivais de Roterdão ou Sundance, como nas salas de importantes galerias e museus, como o MoMA ou o Centro Pompidou. Independentemente do output escolhido, o trabalho de Stratman ocupa-se, sobretudo, da capacidade de questionar aquilo que subjaz às coisas mundanas, às rotinas e aos comportamentos. Explorando a história, os usos, as mitologias e os padrões impressos em diferentes tipos de paisagem — desde a província muçulmana de Xinjiang na China, à Irlanda rural ou à Califórnia suburbana — o seu trabalho aponta os relacionamentos entre os ambientes físicos e as lutas de poder e de controlo que os humanos operam no território. Mais recentemente, Stratman tem-se focado também em narrativas históricas sobre a fé, a liberdade, o expansionismo e o paranormal.

De 8 a 16 de julho, o 31.º Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema dedica-lhe um programa intensivo InFocus, que apresenta uma seleção da sua obra cinematográfica; uma Carta Branca, no âmbito da qual a artista apresenta obras que tenham influenciado o seu trabalho; e a masterclass Radical Listening, onde a mesma explorará o potencial do som e o áudio como motor e criador de espaço.


O programa completa-se com uma exposição na Solar — Galeria de Arte Cinemática, a partir de um conjunto de obras mostradas em contexto expositivo pela primeira vez em Portugal. A escolha do foco sobre Deborah Stratman para a edição de 2023 cumpre com um dos principais desígnios do trabalho conjunto entre o Curtas e a Solar: por um lado, o de fazer a ponte entre os territórios dos Cinema e das Artes Visuais e, por outro, o de potenciar sinergias entre os dois projetos, revelando aspetos menos conhecidos da obra de artistas/cineastas de referência e de maior importância no panorama internacional.

Presença já habitual na seleção do Curtas (nove dos seus filmes foram selecionados para as competições, de 2002 até hoje), Stratman foi vencedora da Competição Internacional em 2003, com In Order Not To Be Here.

Outras Notícias

Curtas Vila do Conde

Sobre
Equipa
Imprensa
Apoios

Festival

Call for Entries
Edições anteriores
Notícias

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2023 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile