[DCL] Da Curta à Longa, Secção do festival dedicada à longa-metragem, na qual se apresentam obras em estreia nacional de autores consagrados, cuja relação com o Curtas em edições anteriores é o denominador comum.
Este trabalho de acompanhamento da carreira e evolução (da curta para a longa-metragem) pretende manter a relação entre o autor, o festival e o público. A apresentação destes filmes garante a visibilidade a autores que prosseguem carreira, num formato de maior visibilidade e potencial comercial.
O Curtas continuará a perseguir o ineditismo na apresentação filmes desta secção. Para tal, um trabalho de contacto permanente é feito com os realizadores, produtores e distribuidores. Naturalmente, e sendo a longa-metragem objeto de estreia comercial na maioria dos casos, o contacto com as distribuidoras nacionais será alvo de especial atenção.
Na edição de 2022 exibiu-se “O Joelho de Ahed”, de Nadav Lapid, autor em destaque na edição de 2018 e com várias passagens pelo festival. De outro autor que o Curtas tem acompanhado de perto, e que foi um dos destaques em 2016 (em conjunto com João Rui Guerra da Mata), João Pedro Rodrigues, poderemos ver “Fogo-Fátuo”, o seu novo filme, recentemente apresentado no festival de Cannes.
Da realizadora brasileira Anna Azevedo, que já participou no Curtas com a sua curta-metragem “Geral” (2010), chega-nos “Saudade do Futuro”, a sua primeira longa-metragem a solo, um filme que percorre três países ligados pelo mar e pela cultura.
Curtas Vila do Conde
Festival
Contactos
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110
4480-718 Vila do Conde
Portugal
T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: info@curtas.pt
© 2024 Curtas Metragens, CRL
Subscrever Newsletter