Animar
Short Film Day
Shop
Solar
Agency
Júris

Published —

9
July
2024

Comité de Júri do CURTAS'24

O Curtas Vila do Conde anuncia o comité de júri nas diferentes competições da 32.ª edição do festival.

Competição Internacional


· Laura Ferrés

Laura Ferrés é escritora e realizadora. A sua primeira curta-metragem, “Os Deserdados”, retrata o drama por que passou o pai da realizadora ao enfrentar o fim da empresa familiar de autocarros. O filme estreou na Semana da Crítica do Festival de Cannes, onde ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem. Foi exibida em 80 outros festivais, nomeada para os Prémios de Cinema Europeu e premiada como Melhor Curta-Metragem nos Prémios Goya. A sua primeira longa-metragem, “A imagem Permanente “, estreou na Seleção Oficial do Festival de Cinema de Locarno. Após ser exibido nas salas de cinema espanholas e conseguir várias nomeações nos Prémios Goya, o filme continua a percorrer festivais como New Directors/New Films no MoMA e Lincoln Center em Nova Iorque.


· Jing Haase

Jing Haase dirige o festival de curtas-metragens do Instituto Sueco de Cinema. Ela é responsável por planear estratégias para o festival, prestar consultoria sobre distribuição internacional e gerir a distribuição dos filmes selecionados no festival. Trabalha com curtas-metragens há mais de duas décadas, com foco na distribuição internacional. Anteriormente, trabalhou como programadora e produtora. É frequentemente convidada para atuar como moderadora, conferencista e jurada em festivais internacionais e outros eventos da indústria

cinematográfica.


· Caroline Maleville

Caroline Maleville é licenciada em cinema pela Universidade Paris 8 e tem um mestrado pela Escola de Cinema La Fémis. Após várias experiências em instituições de distribuição e cinema, juntou-se à Cinemateca Francesa em 2005. Como diretora de programação desde 2009, organiza regularmente eventos dedicados ao cinema contemporâneo inovador. Para além das suas colaborações com o Festival de Cinema de Locarno, o FEMA La Rochelle e Entrevues em Belfort, participa em vários comités de seleção de argumentos. Desde 2022, faz também parte do comité de seleção da Quinzena dos Realizadores em Cannes.


· Miguel Ribeiro

Coordenador artístico da Casa do Comum, espaço recém-inaugurado em Lisboa com programação multidisciplinar entre cinema, música e artes performativas, à qual se alia uma livraria e um bar. Antes, formou parte da equipa do Doclisboa à qual se juntou em 2012 como coordenador de programação, tendo dirigido o festival entre as edições de 2020 e 2023. Fundou a produtora Filmes do Asfalto e foi membro do colectivo artístico Rabbit Hole. É membro da direcção da Apordoc desde 2016 e é presença regular em painéis, debates e

júris de festivais de cinema, dos quais se destacam DocumentaMadrid (Espanha) e CPH:DOX

(Dinamarca).


· Laure Saint-Marc

Laure Saint-Marc é uma montadora de cinema francesa. Começou a montar documentários com

Isy Morgensztern, Stéphanie Gillard e Nurith Aviv, entre outros. Também editou várias curtas-metragens, filmes experimentais e longas-metragens. A sua longa colaboração com Bertrand Mandico levou-a a trabalhar como editora de som em vários dos seus filmes e como supervisora de argumento nas suas duas primeiras longas-metragens. Atualmente, está a trabalhar num documentário de Marie Losier.



Competição Experimental


· Ana Dominguez Díaz

Define-se como criadora visual e cineasta. Considera o seu salto para o cinema como um processo natural onde a câmara é mais uma extensão da expressão artística. Desenvolve a sua trajetória desenhando argumentos para obras de teatro e performances no coletivo internacional Ball-Cans. Realiza peças curtas, vídeo instalações e participa do laboratório de criação de filme AA+++, dedicado ao filme performance. É co-fundadora e co-diretora na cidade de A Coruña-Espanha, do (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico dedicado ao cinema experimental e suas expressões contemporâneas. “Os Fillos da Vide” é a sua primeira longa-metragem.


· João Laia

Com formação em ciências sociais, teoria do cinema e arte contemporânea, João Laia assumiu, de 2019 a 2023, a função de curador-chefe do Kiasma – Museu Nacional de Arte Contemporânea de Helsínquia. É atualmente Diretor Artístico do Departamento de Arte Contemporânea Ágora –Cultura e Desporto do Porto, E.M., onde coordena a programação e gestão da Galeria Municipal do Porto, da plataforma de apoio à prática artística Pláka, da Fonoteca Municipal do Porto, além como de outros projetos de âmbito cultural e artístico. Na

área da edição e da escrita, editou os livros “Living Encounters” (Kiasma/Mousse, 2022) e “A Multiple Community” (Sesc, 2018), e escreveu vários artigos em revistas da especialidade, como Art Monthly, Flash Art, frieze, Mousse, Spike e Terremoto.


· Raquel Shefer

Raquel Schefer é investigadora, realizadora, programadora e Professora Associada no Depar-

tamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Sorbonne Nouvelle. Doutorada em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Sorbonne Nouvelle, é mestre em Cinema

Documental pela Universidad del Cine de Buenos Aires e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade NOVA de Lisboa. É co-chefe de redação da revista de teoria e história do cinema La Furia Umana.


Competição Take One!


· Ana David

Programadora a trabalhar entre Berlim e Porto. Atualmente é curadora no Batalha Centro de

Cinema e membro do comité de seleção da Berlinale Panorama, bem como assessora de

programação no festival Márgenes, em Madrid. Posições anteriores incluem IndieLisboa, Berwick Film & Media Arts Festival, BFI London Film Festival, e Queer Lisboa, o último como co-diretora.


· Vitor Ribeiro

Doutorando no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho sob o tema

“Paisagens Cinemáticas para as Metáforas de J. G. Ballard”. É programador de Cinema na Casa das Artes de Famalicão, com destaque para o Close-up – Observatório de Cinema. Diretor e programador do Cineclube de Joane desde 1998. Tem também concretizado propostas de programação em parceria com outras estruturas. É membro do Júri dos concursos do Instituto do Cinema e do Audiovisual desde 2016. Tem escrito regularmente sobre cinema em várias publicações, das quais destaca o Jornal Público e o site À pala de Walsh.


· Daniel Soares

Daniel Soares é um realizador português, nascido na Alemanha. As suas curtas foram exibidas

em festivais como Cannes, Telluride, Locarno, Clermont-Ferrand, Hong Kong IFF e Shanghai IFF,

e premiadas em festivais como Cannes (Distinção Especial de Curta-Metragem), Premiers Plans

d’Angers (Grand Prix du Jury), IndieLisboa (Melhor Curta-Metragem Nacional), Zagreb Film

Festival (Melhor Curta-Metragem Internacional), entre outros. Paralelamente aos seus filmes, o seu trabalho fotográfico foi exibido no International Center of Photography em Nova Iorque.


Competição Vídeos-Musicais


· Paula Guerra

Paula Guerra é Professora de Sociologia na Universidade do Porto e Investigadora no Instituto de Sociologia da mesma Universidade. É Professora Associada Adjunta do Griffith Centre for Social and Cultural Research da Griffith University na Austrália. É fundadora/coordenadora da Rede Todas as Artes e da KISMIF. É presidente da International Association for the Study of Popular Music (IASPM) Portugal e integra o board da Research Network de Sociologia da Arte da European Sociological Association. Tem aproximadamente três centenas de publicações nas áreas da arte, da cultura e da música popular. É editora-chefe (com Andy Bennett) da revista da SAGE DIY, Alternative Cultures and Society.


· Ivo Teixeira

Ivo Teixeira é artista visual, Professor na Universidade do Porto e na Universidade Portucalense. É Doutorado em Media Digitais – Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos, no Programa PhD UT Austin|Portugal – “O Espaço Aumentado na Produção Artística: Ecrã, Sistemas e Contextos Físicos”, onde explora o lugar do corpo no contexto artístico dos Media Digitais. É co-fundador do estúdio criativo Openfield-CreativeLab, que explora a poderosa com-

binação entre a arte e a tecnologia com o objetivo de criar novas experiências imersivas e colaborativas.


· Jonathan Tavares

Com quase 2 décadas de experiência profissional num percurso que abrange os serviços de formação, consultoria, relações-públicas, agenciamento e comunicação nos sectores da música e cultura. Co-administrador das empresas Studiobruto (Estúdio de Design Gráfico) e 70210 Agency (Agência especializada em gestão de assessoria e comunicação), através das quais desenvolve os serviços de consultoria a diversos clientes, dos quais se destacam como exemplo, Super Bock, Advanced Music – Festival Sónar, WOS -Santiago de Compostela, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Câmara Municipal do Porto, entre outros.



Other News

Curtas Vila do Conde

About
Team
Patrons

Festival

Contacts

Curtas Vila do Conde

International Film Festival

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (National fixed network call)

  

E-mail: info@curtas.pt


Follow us

Newsletter

© 2024 Curtas Metragens, CRL

Newsletter Subscribe

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile