Animar
The Short Film Day
Curtas' Bookshop
Solar
Agency
Festival
Festival
About Us
About Us
Curtas Pro
Curtas Pro
Media
Media
Curtas On Tour
Curtas On Tour
Parceiros do 23.º Curtas Vila do Conde

Published —

30
July
2015
Parceiros do 23.º Curtas Vila do Conde

A 23ª edição do Curtas Vila do Conde decorreu entre 4 e 12 de julho. Foi uma edição como todas as outras: um ambiente festivo e acolhedor que juntou uma comunidade cinéfila, com uma audiência interessada e dezenas de profissionais do cinema. Mas também foi, com certeza, uma edição muito diferente com cinco extraordinários filmes-concerto e um fim-de-semana dedicado àquele que será, muito provavelmente, um dos grandes cineastas portugueses: Miguel Gomes.

Os nove dias da 23º edição mostraram, assim, porque o Curtas Vila do Conde é especial entre todos os outros festivais de cinema portugueses, incluindo várias salas esgotadas e, sobretudo, uma programação eclética e de excelência. O apoio dos vários parceiros do festival foi imprescindível para o sucesso de mais uma edição.

A conhecida marca de Whiskey Irlandesa Jameson voltou a associar-se ao Curtas Vila do Conde como patrocinadora do Melhor Filme da Competição Internacional atribuindo o Grande Prémio “Jameson”, no valor de 2000 euros, à portuguesa Filipa César por “Mined Soil”. Esta foi a terceira vez, na história do Festival, em que o grande prémio do Curtas Vila do Conde foi atribuído a um filme português.

 

Também na competição Internacional, a Niepoort premiou “Kung Fury”, de David Sandberg, com o Prémio do Público “Nieeport”, no valor de 1000 euros atribuído ao filme mais votado pelos espetadores. Esta última curta-metragem foi ainda a nomeada do Curtas Vila do Conde aos EFA – European Film Awards.

 

Pelo quarto ano consecutivo, o MAR Shopping voltou a ser o patrocinador exclusivo do Curtinhas, a secção do festival dedicada aos mais novos. O júri da competição, composto por crianças, atribuiu o prémio MAR Shopping, no valor de 1000 euros, a “The Present”, de Jacob Frey.

 

Na competição Nacional, João Rosas venceu os prémios de melhor filme  BPI, no valor de 2.000 euros, e Pixel Bunker, com 2.500 euros em serviços, com “Maria do Mar”, uma história sobre a adolescência.

 

O prémio do Público “SPA – Sociedade Portuguesa de Autores” foi atribuído à animação “Amélia & Duarte” de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos. Já Margarida Lucas foi considerada a melhor realizadora portuguesa com a curta-metragem “Rampa” premiada pela DigiMaster com 3.000 euros em serviços.

 

A competição Take One!, que mostra os melhores vídeos de escola, foi vencida por Joana de Sousa com a curta-metragem “Bétail”. A realizadora foi premiada com: Prémio Smiling, no valor de 1.500 euros em serviços de aluguer de equipamento patrocinado pela Smiling / Nova Imagem; o Prémio Instituto Português do Desporto e da Juventude, no valor de 600 euros; o Prémio Restart, correspondente a um vale em formação e/ou utilização em meios de produção e pós-produção com equipamento ou espaços técnicos no valor de 500 euros na Restart – Escola de Criatividade e Novas Tecnologias. O filme foi ainda agenciado pela Agência da Curta Metragem, que garantirá a inscrição do mesmo e os respetivos custos num circuito internacional de festivais de cinema.

 

O STEREO, a secção do Festival dedicada à interseção entre o cinema e a música, contou com o apoio imprescindível da FNAC. Os norte-americanos Lambchop e os portugueses Frankie Chavez; You Can’t Win, Charlie Brown; Bruno Pernadas Quinteto; e Garcia da Selva com Norberto Lobo foram os artistas que passaram pelo palco do Festival. A FNAC patrocinou ainda o prémio de Melhor Vídeo Musical no valor de 750 euros, atribuído a André Tentugal por “Moving Up” dos X-Wife.

 

Este ano, o Curtas Vila do Conde desenvolveu ainda duas parcerias de aquisição: Canal + Espanha, o Prémio de Aquisição de um filme exibido no Festival atribuído a “Amélia & Duarte”. A TV Cine & Séries adquiriu cinco filmes das várias competições: “Rosa”, de Francisco Neffe, “Swallows”, de Sofia Bost, “Becoming Anita Ekberg”, de Mark Rappaport, “Ramona”, de Andrei Cretulescu e “Un Elephant Me Regarde”, de Frank Beauvais.

 

À semelhança da edição anterior, os realizadores premiados no Festival foram galardoados com troféus impressos em 3D pela BeeveryCreative .

 

Uma das novidades desta edição foi a aplicação para dispositivos móveis criada pela Appylab. O Curtas Vila do Conde agradece ainda à Embaixada da Áustria, Instituto Cultural Romeno, Ancine, Embaixada de Espanha, Goethe Institut e Programa para la Internacionalización de la Cultura Espanhola pelo apoio na deslocação dos realizadores até Vila do Conde.


Através de protocolos com o Festival, alguns alunos da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do IPP – Instituto Politécnico do Porto, da Universidade Católica do Porto ,da Universidade Fernando Pessoa e da Escola Secundária José Régio de Vila do Conde tiveram a oportunidade de viver de perto a experiência do Curtas Vila do Conde aplicando os conhecimentos lecionados durante o ano letivo.


O Curtas Vila do Conde agradece ainda o apoio da Salvador Caetano/Toyota, Dolce Gusto, Cartão Jovem, Junta de Freguesia de Vila do Conde, VCoutinho, UPS, Cision, Festival Scoope, Ach Brito, da ANA Aeroportos e dos vários órgãos de comunicação social que colaboraram na divulgação do Festival.

 

O Curtas Vila do Conde conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Secretário de Estado da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e do programa MEDIA/Europa Criativa.

 

 

 

Other News

Curtas Vila do Conde

About Us
Curtas Pro
Curtas On Tour

Contacts

Curtas Vila do Conde

International Film Festival

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (National fixed network call)

  

E-mail: info@curtas.pt


Follow us

Newsletter

©  2025 Curtas Metragens, CRL

Newsletter Subscribe

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile