Animar
The Short Film Day
Curtas' Bookshop
Solar
Agency
Festival
Festival
About Us
About Us
Curtas Pro
Curtas Pro
Media
Media
Curtas On Tour
Curtas On Tour
Isaki Lacuesta na Solar

Published —

21
September
2020
Isaki Lacuesta em exposição na Solar

Com inauguração a dia 3 de outubro, pelas 16h, a Solar – Galeria de Arte Cinemática expõe uma seleção de trabalhos de Isaki Lacuesta, também realizador em foco na edição 2020 do Curtas de Vila do Conde. O conjunto de peças em exposição realça a diversidade da obra do artista e cineasta catalão, incluindo algumas inéditas, ainda em produção durante o período de preparação da exposição.

O percurso expositivo estabelecerá relações diferenciadas entre as obras selecionadas, partindo das primeiras curtas-metragens, que aqui encontram um espaço de contacto mais intimista com o público, passando por um projeto de projeção multicanal, pensado especificamente para o espaço de galeria, e culminando nas obras mais recentes do autor, onde a interseção com a música se torna dominante.  


Isaki Lacuesta é um artista e cineasta ainda jovem mas já com uma obra considerável, tanto no campo do cinema, com filmes que granjearam vários prémios importantes, como no das artes-plásticas, com um currículo de exposições nalguns dos mais importantes centros de arte contemporânea, multifacetado, prolífero, cuja obra se vai desenvolvendo segundo a metamorfose do processo criativo, que agrega muitas influências, por exemplo do cinema expressionista alemão, e beneficia de diversas colaborações, sobretudo de músicos, mas também, por exemplo, da bailarina e coreógrafa Rocío Molina.

De terça, dia 6, a sexta, 9 de outubro, haverá a apresentação dos filmes com a presença do realizador e artista, no Teatro Municipal, tal como um debate dia 9, às 16h30min, e uma visita guiada na Solar, quinta dia 7, às 16h.  

Obras: 

 

Lugares que no existen. Goggle Earth 1.0 (fragmento: Doble pantalla)

Espanha · Spain, 2009, SD Video, 10’26’’, loop

 

O projeto “Lugares que no existen. Goggle Earth 1.0” consiste numa série de fotografias e filmes de lugares que não aparecem no Google Earth, para onde o artista e a sua equipa viajam a fim de documentar a sua verdadeira aparência e apresentá-la numa instalação que contrasta com a visão falsa que podemos obter a partir do computador. 

 

Où en êtes-vous, Isaki Lacuesta?

Espanha · Spain, 2018, SD Video, 17’, loop

 

"Où en êtes-vous, Isaki Lacuesta?” (Onde está, Isaki Lacuesta?) integra uma colecção de encomendas do Centre Georges Pompidou, em Paris, que convida cineastas para a realização de filmes em formato livre em resposta à mesma questão. Com base em imagens que filmou na África do Sul, Rússia, Cuba, Qatar e Espanha, perto de sua casa, Isaki Lacuesta responde: “Estou aqui e lá, ao mesmo tempo”.

 

L'acusat

Espanha · Spain, 2019, 4 channel HD Video, 11’40’’, loop

 

L'acusat (El acusado, un caso del sur) é uma instalação em duas projeções duplas: retrato de um sul (em redor de El Rocío) a partir de quatro pontos cardeais: a igreja, o bar, a caça e a Guardia Civil.

Em 2017, Isaki Lacuesta seguiu um caso de duplo homicídio em El Rocío (Huelva). Durante o processo de investigação, foi descoberto que a vida do único arguido do caso e El Rocío partilhavam os mesmos quatro pontos cardeais: a igreja, a caça, o bar e a Guardia Civil. Quatro paredes de um mundo a cavalo (em El Rocío, tudo se faz "a cavalo") entre o imaginário atual de uma Espanha lorquiana e a resistência à modernidade.

Depois de passar mais de três anos na prisão a aguardar julgamento, o arguido foi considerado inocente. Por isso, uma vez libertado, o arguido fica fora de campo nesta instalação, rodeado (como o próprio espectador) pelos quatro ecrãs que retratam as quatro instituições de um sul, que não é extemporâneo, mas sim a imagem mais imprevisível e realista do nosso século XXI.

 

Microscopies

Espanha · Spain, 2003, SD Video, 20’, loop

 

Vários objetos são observados através de um microscópio de alta resolução: alguns pigmentos de tinta de uma suposta pintura do século XIX, uma nota de um dólar e um pedaço de película de um filme antigo em decomposição. A observação microscópica desvenda os mistérios escondidos na superfície destes materiais: as infinitas pinturas que podem ser encontradas num minúsculo fragmento de pintura, os outros possíveis filmes invisíveis que estão escondidos em cada pedacinho do filme. "Microscopies " divide-se em quatro partes: "Paisajes del natural", "El ojo de dios", "Eclipses" e "Microcosmos", uma história de ficção científica escrita a partir de experiências prévias.

 

El Rito

Espanha · Spain, 2011, SD Video, 8’, loop

 

Um olhar sobre um matadouro localizado na província de Girona. O sacrifício do animal é privado da sua natureza sagrada, de toda a ritualidade, e os gestos humanos tornam-se mecânicos, quase automáticos, quando executados dia após dia.

 

Ramírez (11012017)

Espanha · Spain, HD Video, 2018, 1’53’’

 

A partir de “Entre dos aguas”, o músico Raül Refree e Isaki Lacuesta iniciam um corpo de trabalho conjunto que se desenvolve em exposições, instalações, filmes e videoclipes. Este é um primeiro resultado, no qual Lacuesta ilustra um tema do álbum instrumental “Jai Alai Vol.1”, de Refree, com imagens filmadas no bairro La Casería (San Fernando, Cádiz).

 

Dar a Luz

Espanha · Spain, 2018, HD Video, 3’06’’

 

Videoclipe de "Dar a luz", música composta por Raül Refree para o filme "Entre dos aguas". Novas imagens que não apareceram no filme, com a participação de El Niño de Elche. Retrato em 16mm do dia a dia num bar do bairro La Casería (San Fernando, Cádiz).

 

Lunaby

Espanha · Spain, 2015, HD Video, 8’15’’

 

Poema retrato realizado para o Projeto Eiga Ongaku (Kyoto e Nagoya), com música original composta por Daniel Fígols e incluído no filme coletivo "The darkness collection" (edição especial).

 

Fatherless

Grite Pelao

Tangos de la Vía Láctá

Par Coeur & The Womb

Espanha · Spain, 2020, HD Video, 20’, loop


A cantora Silvia Pérez Cruz reúne-se com Isaki Lacuesta no verão de 2020 para filmar em 16mm e S-8 mm uma série de peças para canções do seu novo álbum: Fatherless, Grito pelao, Tangos de la Vía Láctá, Par Coeur & The Womb. A equipa junta-se ao bailarino e coreógrafo Rocío Molina, à atriz Alba Flores e à cineasta experimental Adriana Vila Guevara como diretora de fotografia.

Do encontro deste coletivo surgem quatro peças que podem ser vistas de forma independente ou como uma curta-metragem de vinte minutos em que as canções e imagens rimam e se complementam.

Other News

Curtas Vila do Conde

About Us
Curtas Pro
Curtas On Tour

Contacts

Curtas Vila do Conde

International Film Festival

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (National fixed network call)

  

E-mail: info@curtas.pt


Follow us

Newsletter

©  2025 Curtas Metragens, CRL

Newsletter Subscribe

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile